Ícone do site Rápido no Ar

Limeira poderá ter projeto nacional de esportes educacionais

Divulgação

As escolas municipais Aracy Nogueira Guimarães, situada no bairro Lagoa Nova e Carolina Guilhermina Schnoor Bohianza (CAIC), situada no Pq.Nossa Senhora das Dores, foram escolhidas para a execução do projeto piloto esportivo dentro do programa Escola Cidadã. O esporte escolhido inicialmente para a fase 1 do projeto foi o Handebol, mas posteriormente, serão introduzidos esportes não convencionais como a Esgrima, Tiro com Arco e Badmintom.

O projeto iniciou esse mês e é desenvolvido pela ACES AMÉRICA DO SUL, entidade ligada ao Parlamento Europeu e sediada em Limeira. O financiamento do projeto conta inicialmente com recursos públicos através de emendas parlamentares, trazidas pelo atual presidente da ACES AMERICA DO SUL, prof. João Macário.

No entanto, o Prof. Macário ressalta que a principal condição para a realização do projeto não foi a questão financeira, mas sim a parceria irrestrita dos diretores das escolas escolhidas, bem como do secretário da Educação de Limeira Antônio Montesano Neto.

O coordenador técnico das operações na cidade de Limeira será o Prof. Dr. Homero Ferrari, que comentou sobre a importância do projeto:

“Muitas vezes as pessoas e o poder público, não conseguem enxergar a capacidade de transformação do esporte. O esporte é sem dúvida a maior ferramenta de promoção social que existe, sobretudo, para aqueles em vulnerabilidade social. O esporte tem a capacidade de salvar vidas, transformar pessoas na formação do cidadão de bem, melhorar a educação, além de promover a saúde”.

Ainda segundo prof. Homero, futuramente o projeto contará com patrocínios privados e o apoio de entidades como COB e Ministério do Esporte, proporcionando assim, a ampliação do projeto para mais escolas.

Sair da versão mobile