Ícone do site Rápido no Ar

Limeira pode ter Castramóvel nas ruas em julho, diz Secretaria do Meio Ambiente

Vereadora Tatiane Lopes (Podemos) fez a intermediação que trouxe a emenda parlamentar para a compra do veículo. Foto: Reprodução / Redes Sociais

O Castramóvel, um veículo destinado ao atendimento de animais e realização de cirurgias de castração, pode começar a ser utilizado em Limeira (SP) até o mês de julho. A informação está em um ofício da Secretaria Municipal de Meio Ambiente enviado à vereadora Tatiane Lopes (Podemos).

Em resposta a um requerimento enviado pela vereadora Tatiane Lopes à pasta, a Secretaria informou que o veículo atualmente encontra-se na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, no Departamento de Frota, guardado do sol e da chuva.

PUBLICIDADE

“O uso do Castramóvel será possível quando for equipado, visto que o mesmo não possui parte elétrica, equipamentos e afins. Estamos adquirindo insumos e materiais cirúrgicos com a verba de R$ 100 mil, não podendo ser empregado para aquisição de equipamentos para castração, os quais buscaremos outras fontes de recursos”, diz o ofício. A verba mencionada é a do deputado federal Ricardo Izar.

“Colocaremos possivelmente até o mês de julho de 2021 nos bairros, com serviços para a população de baixa renda, descentralizando assim a castração”, informa o documento. A verba de R$ 100 mil está em trâmite administrativo para aquisição de insumos e materiais cirúrgicos para realização de castrações, conforme está descrito no seu uso.

Segundo informações do Departamento de Bem Estar Animal, em 2020 foram cadastrados 2.053 animais, sendo que mais de 50% dele já teria passado pela cirurgia em clínicas. “Paralelo a esse cadastro, o Bem Estar Animal continua realizando a castração de todos os animais que resgata e de casos identificados pela fiscalização”, informou em nota oficial enviada pela Secretaria de Comunicação Social em janeiro.

“O cadastro para munícipes será reaberto em breve, para portadores do Cadastro Único, protetores independentes cadastrados no Bem Estar Animal e pessoas que queiram dar lar temporário a animais de rua, cuidando do pré e do pós-operatório destes animais”, informou a nota.

COBRANÇA
Desde o início de seu mandato, em janeiro, Tatiane cobra do Executivo municipal o uso do veículo, além da elaboração de um projeto permanente de castração na cidade. O Castramóvel foi adquirido pela Prefeitura de Limeira em julho do ano passado, utilizando uma verba de emenda do deputado federal Ricardo Izar (PP-SP), após pedidos da vereadora quando ela atuava apenas como protetora dos animais.

Em reunião com a secretária do meio ambiente, Simone Zambuzi, em janeiro, a vereadora Tatiane ressaltou a necessidade do veículo ser utilizado pelo Departamento de Bem-Estar para intensificar o atendimento. Na terça-feira (13), ao receber o ofício com a promessa de utilização do veículo, a vereadora compartilhou em suas redes sociais.
“Como vocês sabem, foi um grande empenho para conseguir um Castramóvel para nossa cidade. Finalmente, depois de muito tempo, ele vai começar a funcionar”, escreveu. “Estará em breve funcionando nas regiões periféricas de nossa cidade”, descreveu.

Sair da versão mobile