Ícone do site Rápido no Ar

Limeira pode ficar pelo terceiro ano sem campanha de vacinação antirrábica em 2021

Com a suspensão da campanha de vacinação contra a raiva por conta da pandemia de Covid-19, apenas 3,8% do total de animais vacinados na última campanha, que foi em 2018, recebeu a imunização ao longo do ano de 2020 no Centro de Controle de Zoonoses. Foram imunizados 1.109 animais: 886 cães e 223 gatos. Já no ano em que a campanha aconteceu pela última vez, a população animal vacinada chegou a um total de 29.242 imunizados. Em 2019, a campanha nem chegou a acontecer, por conta da falta de fornecimento de doses em munícipios paulistas.

Para 2021, a campanha anual de vacinação contra a raiva, que geralmente acontece em agosto, pode ser novamente adiada, ainda por causa da pandemia. Em nota, a Secretaria de Saúde de Limeira (SP) informa que não houve campanha de vacinação antirrábica em 2020, uma vez que a Secretaria Estadual de Saúde, conforme Normas Técnicas emitidas, suspendeu a iniciativa.

Porém, o Centro de Controle de Zoonoses manteve a vacinação de rotina a animais que eram levados até o local. Segundo o departamento, as vacinas de rotina em estoque seriam suficientes. No ano em que Limeira sofreu com a falta de vacinas, a cidade só veio a receber novas doses em janeiro de 2020, quando 2.100 doses da antirrábica foram entregues à Secretaria da Saúde. “As doses são fornecidas pela Secretaria Estadual de Saúde. Portanto, é responsabilidade do Governo Estadual garantir doses para uma eventual campanha antirrábica”, destaca a nota oficial da Secretaria da Saúde.


MAIS UM ADIAMENTO
A respeito de 2021, é informado que a Secretaria aguarda a definição do Governo Estadual e, caso isso aconteça, Limeira estará preparada para dar andamento à campanha. Ainda assim, a vacinação de rotina está mantida e acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na Zoonoses.

Limeira não é considerada área de risco para o contágio pela raiva, já que teve seu último caso em cães ou gatos na década de 1980. Ainda assim, vacinação antirrábica é de suma importância para manter a doença sob controle e a campanha, tradicionalmente, alcança um grande número de animais, por isso acontece anualmente.

teste
Sair da versão mobile