Ícone do site Rápido no Ar

Limeira pede autorização a Conselho de Medicina Veterinária para levar ambulatório móvel aos bairros

Foto: Divulgação / Prefeitura de Limeira

A secretária de Meio Ambiente e Agricultura de Limeira, Simone Zambuzi, protocolou na semana passada o projeto “Bem-estar Animal no Bairro” no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), em São Paulo. O objetivo da iniciativa é que a estrutura do Castramóvel, veículo a ser designado para a realização de castração de animais, seja utilizada também como ambulatório móvel, possibilitando que os serviços do Departamento de Proteção e Bem-estar Animal (DPBEA) estejam mais acessíveis à população nos bairros.

O assessor de Política Pública Reinaldo Belussi e o chefe de gabinete do deputado Miguel Lombardi, Ademir Cintra, acompanharam a secretária. Na oportunidade, ocorreu reunião com o presidente do CRMV-SP, Odemilson Mossero, o coordenador técnico Leonardo Burlini e a tesoureira Rosemary Bosch. Foram buscadas orientações técnicas para otimizar os serviços prestados pelo DPBEA.

Simone avalia positivamente os resultados do encontro. “Nosso projeto foi muito bem recebido e elogiado pelo CRMV”, conta. O órgão tem prazo de 60 dias para emitir parecer. A secretária ainda ressalta que foram apresentadas as ações e demais políticas públicas de bem-estar animal desenvolvidas no município em temáticas como o controle populacional de cães e gatos, atenção veterinária, canil, Zoológico e animais de grande porte. “É fundamental estarmos alinhados com as resoluções, exigências e normativas do CRMV, buscando a valorização do profissional e atendimento de qualidade à população”, disse o prefeito Mario Botion.

CASTRAMÓVEL
O Castramóvel foi adquirido pela Prefeitura de Limeira em julho do ano passado, utilizando uma verba de emenda do deputado federal Ricardo Izar (PP-SP), após pedidos da vereadora quando ela atuava apenas como protetora dos animais. Desde o início de seu mandato, em janeiro, a vereadora Tatiane Lopes (Podemos) cobra do Executivo municipal o uso do veículo, além da elaboração de um projeto permanente de castração na cidade.

Em abril, a promessa da secretaria era que o veículo poderia estar nas ruas até julho. O veículo estava até então na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, no Departamento de Frota, guardado do sol e da chuva, aguardando a aplicação do projeto.

Vereadora Tatiane Lopes (Podemos) fez a intermediação que trouxe a emenda parlamentar para a compra do veículo. Foto: Reprodução / Redes Sociais
teste
Sair da versão mobile