Ícone do site Rápido no Ar

Limeira ocupa 2º lugar no ranking nacional de saneamento básico

Foto: Divulgação

Limeira alcançou a 2ª colocação no ranking nacional de saneamento básico divulgado nesta terça-feira (15) pelo Instituto Trata Brasil (ITB), em parceria com a GO Associados. O levantamento avaliou os 100 municípios mais populosos do país com base em critérios como abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, investimentos e eficiência na gestão dos serviços.

O avanço expressivo de Limeira no ranking se deve à gestão eficiente dos serviços de saneamento, operados pela BRK, concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário do município. A cidade recebeu nota máxima nos indicadores de perdas na distribuição de água e no tratamento total de esgoto na área urbana, superando grandes centros como Niterói (RJ), Santos (SP) e até a capital São Paulo (SP). Limeira agora está atrás apenas de Campinas (SP), que lidera o ranking em 2025.

O estudo reforça que o saneamento básico é essencial para o desenvolvimento urbano e o bem-estar da população. Seus benefícios vão desde a redução da mortalidade infantil e das internações hospitalares até o aumento da frequência escolar, valorização imobiliária, incentivo ao turismo e a despoluição de rios.

Desigualdades no acesso persistem no país

Apesar do bom desempenho de cidades como Limeira, o Brasil ainda enfrenta grandes desafios no setor. De acordo com o ITB, cerca de 32 milhões de brasileiros vivem sem acesso à água potável, e quase 90 milhões não possuem coleta de esgoto. Somente em 2024, foram registradas 344 mil internações hospitalares por doenças ligadas à falta de saneamento.

Desde 2009, o Instituto Trata Brasil monitora os indicadores dos maiores municípios do país com o objetivo de destacar boas práticas e reforçar a urgência de ampliar o acesso ao saneamento de forma equitativa.

Sair da versão mobile