Em resposta ao aumento dos casos de dengue, a Prefeitura de Limeira adotou novas medidas para fortalecer o combate e prevenção à doença. Entre as ações, destaca-se a ampliação das equipes médicas nos principais pontos de atendimento da cidade: o Pronto Atendimento (PA) do Jardim Aeroporto, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Abílio Pedro e o PA do Hospital Humanitária, que, além do atendimento clínico, aumentou também o pediátrico.
A decisão veio após uma reunião nesta segunda-feira (18), liderada pelo secretário de Saúde, Vitor Santos, e contou com a participação de diretores da pasta e representantes dos hospitais públicos e privados de Limeira. Essa medida atende à determinação do prefeito Mario Botion e visa aprimorar a resposta do sistema de saúde local à doença.
Além disso, será publicado no Jornal Oficial desta terça-feira (19) um decreto municipal que reconhece a Situação de Emergência Pública do Estado de São Paulo. Segundo o secretário Vitor Santos, essa é uma estratégia preventiva que permitirá maior agilidade na aquisição de insumos, medicamentos e equipamentos essenciais para o combate à dengue.
Até o momento, Limeira registrou 636 casos confirmados de dengue, com um índice de positividade de 47,9%. Recentemente, foi confirmada a segunda morte pela doença, uma mulher de 53 anos com comorbidades, que recebeu toda a assistência necessária. Atualmente, existem 1.205 suspeitas e 691 casos descartados da doença, somando 2.533 notificações.
A Secretaria de Saúde de Limeira está investigando uma morte suspeita por dengue, de um homem de 36 anos, notificada no início do mês. As autoridades locais continuam empenhadas na luta contra a dengue, buscando minimizar o impacto da doença na comunidade.