Ícone do site Rápido no Ar

Limeira integra projeto-piloto estadual de novos talentos em escolas

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Limeira

Limeira vai integrar o projeto-piloto “São Paulo Olímpico”, do Governo Estadual, anunciado nesta segunda-feira (20) pelo governador Tarcísio de Freitas. O secretário de Esporte e Lazer, Luiz Augusto Zanon, acompanhou o evento no Palácio dos Bandeirantes. A iniciativa visa descobrir novos talentos nas escolas e vai capacitar professores de educação física. O investimento é de R$ 150 milhões.

O projeto envolverá seis modalidades: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô e vôlei. “A ligação entre esporte e educação será cada vez mais forte. Quantos talentos temos espalhados pelo Estado? Se dermos incentivo, eles vão aflorar. E essa turma vai fazer as bandeiras de São Paulo e do Brasil tremularem mais alto. Veremos medalhistas saindo do nosso programa e que vão inspirar outros jovens”, destacou o governador.

PUBLICIDADE

“A administração do prefeito Mario Botion sempre se pautou pela ligação entre o esporte e a educação, por meio de projetos como o chamamento público esportivo que permite a iniciação e formação de crianças e adolescentes. A participação de Limeira nesse projeto do Estado fortalece ainda mais o esporte dentro do município e vai ao encontro das políticas públicas da gestão na área”, afirmou Zanon.

De acordo com o Governo Estadual, as ações serão divididas em três etapas. A primeira consiste na iniciação esportiva para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Aqueles que se destacarem serão encaminhados a Centros de Formação Esportiva a partir do 6º ano. Posteriormente, eles poderão ser direcionados para o treinamento de alto desempenho.

Além de Limeira, o projeto contempla Araçatuba, Birigui, Campinas, José Bonifácio, Lins, Novo Horizonte, Piracicaba, Santa Bárbara D’Oeste e São José do Rio Preto. “O objetivo é formar atletas olímpicos e investir no esporte como política pública. Vamos trabalhar a sociedade e seu sentido de cidadania desde os primeiros anos da idade escolar”, afirmou a secretária Estadual de Esportes, coronel Helena Reis.

Sair da versão mobile