A Secretaria de Saúde de Limeira inicia, na próxima semana, a vacinação contra a dengue diretamente nas escolas da Rede Municipal. A ação busca ampliar a cobertura vacinal entre crianças de 10 a 14 anos, faixa etária em que apenas 9,6% tomaram a primeira dose e 2,9% receberam a segunda, segundo a Divisão de Vigilância Epidemiológica.
A vacinação será realizada nas próprias unidades escolares, mas somente as crianças que apresentarem a autorização assinada pelos pais ou responsáveis poderão receber o imunizante. O documento foi distribuído pela Secretaria de Educação e deve ser devolvido até amanhã (20).
De acordo com o secretário interino de Saúde, Alexandre Ferrari, quem não autorizar a vacinação deverá justificar o motivo. “Nosso objetivo é proteger as crianças contra a dengue, considerando-se o cenário epidemiológico de Limeira e de todo o Estado de São Paulo”, reforçou Ferrari.
Atualmente, Limeira registra 167 casos confirmados de dengue e outros 1.468 sob investigação. Diante desse cenário, a Secretaria de Saúde decidiu intensificar a campanha vacinal, levando o imunizante diretamente às escolas para garantir maior adesão.
A vacina utilizada será a Qdenga, aplicada em duas doses com intervalo de três meses entre elas. Após a vacinação nas escolas municipais, a estratégia será estendida para instituições estaduais e particulares.
Sobre a possibilidade de expandir a vacinação para outras faixas etárias (de 4 a 59 anos), o secretário Alexandre Ferrari afirmou que o município não possui doses suficientes. “Já solicitamos estoque extra de vacinas e, assim que forem disponibilizadas, ampliaremos gradativamente o público-alvo”, explicou.

