Ícone do site Rápido no Ar

Limeira inaugura galerias de águas pluviais na região do Mercado Modelo

Limeira inaugura galerias de águas pluviais na região do Mercado Modelo

Foto: Divulgação/Prefeitura de Limeira

Na quinta-feira (4), Limeira inaugurou as novas galerias de águas pluviais na região do Mercado Modelo, no Centro da cidade. A obra, que recebeu um investimento de R$ 29,8 milhões da prefeitura, inclui dois reservatórios com 6 e 7 metros de profundidade, capazes de armazenar até 10 milhões de litros de água das chuvas. Também foram recuperadas todas as galerias de água desde a Rua Lavapés até o Mercado Modelo, visando melhorar a segurança e eficiência do sistema de coleta de águas pluviais.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Mario Botion, da vice-prefeita Erika Tank, e de outras autoridades locais, como os vereadores Lu Bogo, Mara Isa Mattos Silveira e Lemão da Jeová Rafá. Também estiveram presentes o secretário de Obras e Serviços Públicos, Dagoberto Guidi, servidores da pasta, membros da Associação dos Comerciantes do Mercado Modelo e representantes da construtora Romarello Terraplenagem, responsável pela obra.
Detalhes da Obra

Limeira inaugura galerias de águas pluviais na região do Mercado Modelo

A obra teve como objetivo recompor os subterrâneos do local, danificados após um incêndio em 2020, e prevenir enchentes na região. De acordo com o prefeito Mario Botion, a intervenção foi necessária para garantir a segurança urbana. O projeto inclui a construção dos pilares que sustentarão o novo prédio do Mercado Modelo, cuja responsabilidade é dos proprietários dos boxes.

A vice-prefeita Erika Tank destacou a importância histórica e emocional do Mercado Modelo para os moradores de Limeira. Já o secretário Dagoberto Guidi explicou que os novos reservatórios complementarão o sistema de captação do piscinão do Tiro de Guerra, ajudando a controlar o volume das chuvas e a prevenir alagamentos.
Desafios e Expectativas

A construção enfrentou vários desafios, como a presença de tubulações, adutoras de água, redes de esgoto e o córrego Lavapés na área. No entanto, esses obstáculos foram superados para a conclusão da obra.

Ronald Lucas de Godoy, comerciante afetado pelo incêndio de 2020 e presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado Modelo, expressou sua satisfação com a possibilidade de retomada dos negócios no local. Ele mencionou que o fechamento do espaço devido ao incêndio foi um golpe significativo, mas a reabertura traz novas esperanças para os comerciantes.

teste
Sair da versão mobile