Ícone do site Rápido no Ar

Limeira fecha 2024 com índice de perdas de água em 19,73%, enquanto a média nacional é de 37,78%

Foto: BRK / Divulgação

O município de Limeira fechou o ano de 2024 com um índice de perdas de água tratada de 19,73%. O percentual segue bem abaixo da média nacional, que é de 37,78%, conforme aponta o Instituto Trata Brasil, e reforça os avanços da cidade no combate ao desperdício de recursos hídricos.

Desde o início da concessão, Limeira registrou uma redução significativa no volume de perdas. Apenas em 2024, foram economizados 5.281.959 m³ (5,2 bilhões de litros) de água, o suficiente para abastecer toda a população do município (291.869 pessoas, segundo o IBGE) por aproximadamente três meses.

Os avanços são resultado de um trabalho contínuo e estratégico de gestão de perdas realizado pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto na cidade, que inclui iniciativas para modernização da infraestrutura e fiscalização de irregularidades. Dentre as principais ações desenvolvidas em 2024 destacam-se:

Atualmente, o abastecimento de água em Limeira é setorizado no modelo de Distritos de Medição e Controle (DMC), garantindo uma gestão mais eficiente da distribuição. O município conta com 77 DMCs.

Investimentos e planejamento para 2025

Os avanços registrados em 2024 são fruto de um investimento de R$ 3,5 milhões em ações voltadas à redução de perdas. Para 2025, a BRK prevê a continuidade dos serviços de pesquisa e localização de vazamentos invisíveis, ampliação dos programas de substituição de redes e ramais, reforço na fiscalização de fraudes e trocas de hidrômetros. Também estão planejadas melhorias na macromedição e no controle de pressão, com monitoramentos, campanhas de verificação de VRPs e instalação de novas válvulas quando necessário.

“Limeira é destaque nacional, quando o assunto é índice de perdas, por apresentar um resultado muito abaixo da média do país. Por isso, seguimos comprometidos com a redução das perdas de água e a melhoria da eficiência operacional. Cada metro cúbico economizado representa um avanço para a sustentabilidade e para a qualidade de vida da população”, afirma Daniel Makino, gerente de eficiência operacional da BRK em Limeira.

Com a continuidade das ações planejadas, a BRK segue trabalhando para aprimorar ainda mais os índices de eficiência na distribuição de água tratada, garantindo um abastecimento seguro e sustentável para Limeira.

teste
Sair da versão mobile