Três pontos públicos de Limeira (SP) devem passar a oferecer internet wi-fi gratuita para a população, por meio do projeto Conecta Limeira. São eles a Praça Toledo Barros, o Parque Cidade e o Paço Municipal.
A expectativa do secretário de Comunicação Social, Antonio Peres, é que a instalação dos pontos aconteça dentro dos próximos 90 dias. Isso porque o projeto já está na etapa de “Chamamento Público”, ou seja, empresas privadas interessadas em oferecer o serviço podem se candidatar por meio de um processo semelhante a uma licitação.
A prefeitura afirma que terá custos com o serviço, já que ao ofertar a internet nos pontos definidos no Edital de Chamamento Público nº 02/2019, a empresa vencedora poderá fazer publicidade de seus produtos ou de seus parceiros, conforme explicou o secretário.
O edital foi publicado no Jornal Oficial do Município no último sábado, 13 de julho, e está disponível no site da Prefeitura de Limeira. As inscrições vão até o dia 23 de julho e, em seguida, uma comissão vai avaliar quem tem condições de executar o serviço.
Segundo o edital, a empresa que oferecer melhores condições na velocidade de conexão, quantidade de usuários conectados por local, na garantia de disponibilidade do serviço e que tenha o prazo de implantação mais curto será a vencedora do processo.
“É algo totalmente novo em Limeira, que já está sendo trabalhado há algum tempo, pois há todo um trâmite para garantir que será sustentável e funcionará de forma adequada”, enfatiza o secretário de Comunicação Social. Segundo Peres, a criação do projeto já passou pela Câmara de Limeira, que autorizou a parceria da prefeitura com empresas do setor de tecnologia.
O projeto piloto prevê os “wi-fi zone”, ou seja, pontos com cobertura do sinal de internet em áreas específicas da prefeitura onde há grande circulação, nos pontos de maior aglomeração do Parque Cidade e na Praça Toledo Barros.
Para utilizar o wi-fi gratuito, o cidadão terá que fazer um cadastro online para fazer o login no primeiro acesso. Esse cadastro é previsto pelo Marco Civil da Internet, uma Lei Federal de 2014. “O munícipe poderá utilizar um sistema gratuito e de qualidade. A ideia é proporcionar o acesso à tecnologia, pois este é um caminho sem volta”, destaca Peres.