Ícone do site Rápido no Ar

Limeira deve iniciar campanha permanente sobre doação de órgãos

Uma campanha permanente de conscientização sobre a doação de órgãos deve ser promovida pela Prefeitura de Limeira (SP) a partir dos próximos dias. A ação está prevista na Lei Jonas Britto, criada em 2015, com a intenção de conscientizar a população sobre a importância da doação. Hospitais, igrejas, sindicatos e estabelecimento comerciais podem participar divulgando a campanha.

A lei foi criada em outubro de 2015 e nesta semana foi regulamentada pela Prefeitura de Limeira. O decreto nº 140 institui que a campanha permanente será realizada de forma orgânica, por meio dos canais eletrônicos e banners da prefeitura.

O número de pessoas à espera de transplantes no Brasil, chegou a mais de 46 mil em julho de 2020, registrando um aumento deu 30% comparado com o mesmo período de 2019, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Segundo um balanço divulgado em abril de 2020 pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), houve uma queda de 34% na realização de transplantes de rins, fígado, coração e pâncreas.

JONAS BRITTO

Em 2015, a família do ex-vereador Silvio Britto sofreu um acidente de trânsito no Parque Egisto Ragazzo, deixando como vítima o filho do ex-vereador. Jonas Britto faleceu aos 12 anos, em 28 de junho do mesmo ano.

A lei proposta pelo vereador Nilton Santos (Republicanos) com o nome de Jonas foi uma homenagem ao adolescente, que teve seus órgãos (córneas e rins) doados após a constatação de morte cerebral.

À época, Pr. Nilton comentou que decisão de doar os órgãos do filho foi um ato de amor da família Britto e deve ser um exemplo a ser seguido. “Com este gesto de solidariedade os pais de Jonas Britto levaram esperança e vida para outras famílias”, destacou.

teste
Sair da versão mobile