A Secretaria de Saúde de Limeira recebeu, na tarde de hoje (9), resultado do exame do Instituto Adolfo Lutz que confirma um caso de varíola dos macacos (Monkeypox – MPX) em uma pessoa do sexo masculino – o caso havia sido notificado como suspeito na última quinta-feira (4). A pessoa está bem, foi orientada por médico, está em isolamento domiciliar e sendo monitorada pela pasta.
Também foram registrados nesta terça-feira dois outros casos suspeitos da doença – ambos de pessoas do sexo masculino – elas estão bem, foram orientadas e estão em isolamento domiciliar, sendo acompanhadas pela Secretaria de Saúde. Os exames foram coletados e encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz.
Assista:
Por determinação do prefeito Mario Botion, a Secretaria de Saúde mantém o alerta ao surgimento de novos casos e reforça que, tanto a rede pública quanto a privada, seguem orientadas e preparadas para atender casos da doença no município.
Mais cedo, como mostrado aqui no Rápido no Ar, o secretário de Saúde Dr. Vitor Santos, havia confirmado em entrevista ao Painel Magnificat que o município havia registrado o primeiro caso.
De acordo com o doutor, a vítima é um homem, de 27 anos, com histórico de viagens a São Paulo. O chefe da pasta ainda informou que o paciente está em isolamento e é monitorado pela Secretaria de Saúde.