Limeira começa neste final de semana mais uma etapa da flexibilização das atividades, após o governo de São Paulo prorrogar a “fase de transição” do Plano SP até 9 de maio. O decreto municipal publicado nesta sexta-feira (30) no Jornal Oficial do Município, começa valer no sábado (1º) ampliando o horário de atendimento do comércio, ainda com restrições. Porém, devido a convenção coletiva firmada entre os sindicatos dos trabalhadores e comerciários, os estabelecimentos não podem abrir neste feriado.
Segundo o decreto do prefeito Mario Botion (PSD), o município recepciona automaticamente a atualização do Plano SP feita pelo governador João Doria (PSDB).
O novo horário determinado para shoppings, lojas de rua, bares, restaurantes, salões de beleza, cinemas, teatros, museus, eventos e convenções, academias, clubes e centros esportivos para atendimento presencial é das 6h às 20h. Todos devem limitar sua capacidade a 25% do total.
Cultos, missas e outras atividades religiosas individuais e coletivas podem ocorrer, com distanciamento e controle de acesso, também com limitação de 25% da capacidade total. O mesmo vale para eventos, cinemas e teatros, que devem ter seu público sentado e assentos demarcados. Nas academias, apenas atividades físicas individuais agendadas podem ser praticadas.
Os parques públicos, como o Parque Cidade, o Bosque Maria Thereza e o Parque Ecológico do Jardim do Lago, seguem com seus portões abertos das 6h às 18h. Em todas os locais é necessário o uso de máscaras e devem ser mantidos os protocolos de higiene, como a lavagem de mãos e o uso de álcool em gel.
Conforme divulgado pelo Governo Estadual, as medidas menos restritivas foram implementadas em todos os municípios paulistas após uma leve melhora nos índices da pandemia do coronavírus. Todo o Estado segue com toque de restrição das 20h às 5h.
As atividades de ordem empresarial, comercial e de serviços, deverão promover os meios de higienização dos espaços utilizados e controle de pessoas nos respectivos espaços evitando aglomerações.
VEJA COMO FICA
- Shoppings e lojas de rua: atendimento presencial entre 6h e 20h, com público limitado a 25% da capacidade total;
- Cultos, missas e outras atividades religiosas individuais e coletivas: podem ocorrer, com distanciamento e controle de acesso, com limitação de 25% da capacidade total;
- Restaurantes e similares: podem ter atendimento presencial entre 6h e 20h, com público limitado a 25% da capacidade total;
- Salões de beleza e cabelereiros: podem ter atendimento presencial entre 6h e 20h, com público limitado a 25% da capacidade total;
- Cinemas, teatros, museus, eventos e convenções: podem atender, com controle de acesso, público sentado, assentos marcados, podem funcionar entre 6h e 20h, limitado a 25% da capacidade total;
- Academias, clubes e centros esportivos: podem funcionar entre 6h e 20h, apenas para atividades físicas individuais agendadas, com público limitado a 25% da capacidade total;
- Parques e demais próprios municipais de lazer e prática desportiva: poderão funcionar entre 6h e 18h;
- Outros Serviços não especificados: podem funcionar entre 6h e 20h, com público limitado a 25% da capacidade total
- Demais atividades essenciais permanecem normais.
- As atividades de ordem empresarial, comercial e de serviços, deverão promover os meios de higienização dos espaços utilizados e controle de pessoas nos respectivos espaços evitando aglomerações.