Ícone do site Rápido no Ar

Limeira: Centro de Saúde Nova Suíça ganha biblioteca

Jorge Amado, Oswald de Andrade e Clarice Lispector estão entre os autores disponíveis na “Biblioteca Solidária”, do Centro de Saúde da Família (CSF) Nova Suíça. Inaugurada na semana passada, a biblioteca funciona na sala de espera do CSF, que é mantido pela prefeitura de Limeira. Os mais de 200 livros ficam reunidos em uma estante e podem ser consultados no próprio local ou levados para casa. Nesse caso, basta anotar em um caderno o nome, telefone e título do livro.

Segundo a coordenadora da unidade, a enfermeira Mariana Valente, a ideia surgiu a partir de uma iniciativa semelhante desenvolvida no CSF Nossa Senhora das Dores 2. “Queremos que o paciente aproveite o tempo de espera para ampliar a cultura, o conhecimento. Muitos livros são de autoajuda e alimentação saudável, o que também poderá colaborar com a melhora na qualidade de vida”, afirmou.

PUBLICIDADE

O acervo foi montado por meio de doações de populares e da Santa Casa de Limeira. Houve, ainda, apoio da Biblioteca Municipal. Os livros podem ser retirados no horário de funcionamento da unidade. Não há prazo específico para devolução. No entanto, a pessoa interessada deve comprometer-se a devolver a obra após a leitura.

A novidade chamou a atenção de Fernanda Fernandes de Pádua, de 7 anos. Ela pesquisou o acervo e resolveu levar para casa um livro com histórias infantis. “Achei bem legal essa ideia. Antes, quando eu vinha aqui tomar vacina, não tinha biblioteca. Agora todas as crianças podem ler ou levar o livro para casa”, disse.

O CSF Nova Suíça localiza-se na rua Vereador Samuel Berto, s/nº. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Sair da versão mobile