Nova Odessa (SP) recebe, até este sábado (14), uma missão diplomática oficial da Letônia para emissão de passaportes a cidadãos letos e descendentes de imigrantes letos. A ação, que ocorre no Instituto de Zootecnia (IZ), já atendeu cerca de 450 pessoas de diversas partes do Brasil e da América do Sul.
Emissão evita ida ao exterior
Esta é a segunda vez que o município paulista sedia o atendimento consular — a primeira foi em 2015, quando cerca de 70 passaportes foram emitidos. Agora, com estrutura reforçada e maior divulgação, o número de atendimentos aumentou significativamente.
Segundo Renate de Carvalho Albrecht, presidente da Associação dos Letos da América do Sul e Caribe, a Letônia não possui embaixada na América Latina, o que dificulta a emissão de documentos. “Essa missão permite que os letos e descendentes emitam ou renovem seus documentos oficiais sem sair do país”, explicou.
Documento com validade de 10 anos
O atendimento é feito por representantes do Departamento Consular do Ministério de Relações Exteriores da Letônia, com acesso aos sistemas oficiais. Os dados dos solicitantes são verificados no local e os passaportes são posteriormente enviados via correio, diretamente da Letônia.
“Para muitos, este é o primeiro passaporte leto, com validade de 10 anos. Isso representa muito para a comunidade leta no Brasil”, destacou Renate.
Apoio da comunidade local
A ação contou com seis meses de preparação, segundo Rubens Peterlevitz, voluntário da organização. “Nosso esforço foi para que ninguém enfrentasse problemas, especialmente quem veio de longe”, ressaltou.
A organização em Nova Odessa teve a colaboração de membros ativos da comunidade leta, como Deise Emília Klavin Alvarenga (presidente do Centro Cultural Leto), Júlia Klavin, Gunta e Daina Gutmanis. O atendimento técnico é feito pelos representantes letos Ansys Herzog e Matisse, enviados diretamente da Letônia.
Festa Ligo movimenta o fim de semana
Neste fim de semana (14 e 15 de junho), ocorre a 11ª edição da tradicional Festa Ligo, no Espaço Cultural Leto Ralfo Klavin, no bairro Altos do Klavin. O evento celebra o solstício de verão na cultura leta e terá programação cultural, esportiva e gastronômica, com apoio da Prefeitura de Nova Odessa.
Mais informações podem ser acompanhadas pelos perfis oficiais nas redes sociais:
📷 @festaligo
📘 Letônia Brasil no Facebook
📷 @cclno.info

