Ícone do site Rápido no Ar

Lei que permite Doulas em Hospitais de Limeira é aprovada na Câmara

Imagem: Divulgação / CML

Nesta segunda-feira (9) foi aprovado na Câmara Municipal de Limeira (SP) o projeto de lei de autoria da vereadora Mariana Calsa (PL) que permite a presença de doulas em maternidades e hospitais de Limeira.

Os hospitais tanto da rede pública quanto da rede privada agora serão obrigado a permitir a presença de doulas durante todo os período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato. A solicitação pela profissional deve ser feita pela parturiente, ou seja, pela gestante.

As doulas são acompanhantes de partos escolhidas livremente pelas gestantes e parturientes, que visam prestar suporte contínuo à gestante no ciclo gravídico puerperal, o que favorece a evolução do parto e bem-estar da gestante. As profissionais deverão ser certificadas em curso especializado.

Elas utilizam como instrumento de trabalho em sua maioria, bolas de fisioterapia, massageadores, bolsa de água quente, óleos para passagens e branquela auxiliar para parto.

As profissionais não poderão realizar procedimentos médicos ou clínicos, como aferir pressão, avaliação da progressão do trabalho de parto, monitoração de batimentos cardíacos fetais, receitar ou administrar medicamentos.

Segundo a vereadora Mariana Calsa, “o trabalho das doulas tem uma grande contribuição na humanização durante todo o período de gestação. Garantir que este momento, que é um dos mais significativos na vida de muitas mulheres, passe sem dores e procedimentos desnecessários é um ato de amor às vidas geradas e àquelas que as proporcionam”, justificou no projeto.

teste
Sair da versão mobile