Ícone do site Rápido no Ar

Lei que autoriza implantação da Fatec em Limeira é sanciona pelo prefeito Murilo Félix

Foto: Reprodução/Google

Foi sancionada pelo prefeito de Limeira (SP), Murilo Félix, a lei que autoriza a Prefeitura a firmar convênio com o Centro Paula Souza, órgão do Estado responsável pelas Faculdades de Tecnologia de São Paulo, as Fatecs. Com isso, fica confirmada a implantação da Fatec Limeira, que deverá oferecer cursos superiores gratuitos nas áreas de Inteligência Artificial e Mecatrônica Industrial até 2027.

“A chegada da Fatec Limeira fortalece a educação, a inovação e a economia do município, ao oferecer ensino superior gratuito alinhado às necessidades do mercado de trabalho e da indústria local. É uma grande conquista para Limeira”, afirmou o prefeito.

A lei foi aprovada pela Câmara Municipal e autoriza o município a formalizar a parceria necessária para a criação da unidade, que será instituída por decreto do Governo do Estado de São Paulo. A implantação da Fatec em Limeira contou com a articulação do deputado estadual André do Prado, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), e do deputado federal Miguel Lombardi.

A Fatec Limeira será instalada no imóvel da antiga incubadora tecnológica, localizado na Avenida Luiz Guerra Filho, no Parque Tecnológico. A área será destinada ao funcionamento da unidade e doada ao Centro Paula Souza, conforme previsto no convênio.

O que cabe ao Estado
O Governo do Estado, por meio do Centro Paula Souza, ficará responsável pela parte acadêmica da Fatec. Isso inclui a contratação de professores, direção e equipe administrativa, a organização dos cursos, o acompanhamento da vida escolar dos alunos e a emissão dos diplomas.

Também será responsabilidade do Estado a compra de equipamentos, mobiliário, livros e materiais, além da elaboração dos projetos técnicos para adequação do prédio e da gestão de serviços como internet, segurança e limpeza.

O que cabe ao Município

A Prefeitura de Limeira será responsável pelas obras e adequações do prédio, pelo processo de licitação, pela obtenção de alvarás e do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros e pelas adaptações de acessibilidade.

O município também assumirá as despesas de água, energia elétrica, impostos e taxas do imóvel, além da compra e manutenção dos aparelhos de ar-condicionado e da manutenção do prédio.

Sair da versão mobile