Ícone do site Rápido no Ar

Lei dará isenção do IPTU a residências populares com até 85m² em Limeira

Residências populares com até 85 m² deverão ter isenção no pagamento do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) em Limeira (SP). Para isto, o projeto de lei complementar aprovado pelos vereadores da Câmara de Limeira for na última segunda-feira (19) precisa ser sancionado pelo prefeito Mário Botion.

Segundo o autor do projeto, o vereador Zé da Mix (PSD), a proposta “beneficia quem mais precisa”. Agora o tipo de construção será considerado, sendo que os imóveis maiores, quando populares, com até 85 m², ficam isentos.

PUBLICIDADE

“Na lei atual de isenção do IPTU não importa se o imóvel é precário, popular, médio, bom e alto, a isenção é aplicada se a casa ou apartamento tem até 70m². Então pensamos em um projeto que beneficiasse famílias que realmente precisam da isenção, porque hoje há pessoas de posse usufruem do desconto”, descreve Zé da Mix.

A nova regra de isenção define que construções até o tipo médio padrão e com no máximo 55 m² terão acesso ao benefício. Já as moradias precárias ou populares, com até 85 m², serão isentas. O desconto é de 75% no imposto anual, destaca o vereador.

“O projeto aumenta o limite para quem precisa e tira o direito para quem não precisa. O objetivo foi fazer justiça social”, ratifica Zé da Mix. Ele acrescentou que o desconto só será considerado para casas e apartamentos que não possuem dívida de IPTU no ato da solicitação.

No caso de residência unifamiliar, aquela em que há um único imóvel no lote, terão a isenção os terrenos com no máximo 300 m². A matéria foi aprovada e agora segue para o prefeito sancionar ou vetar. Após a sanção, o projeto é promulgado, publicado e torna-se lei.

Sair da versão mobile