Ícone do site Rápido no Ar

KFC se une a empresa russa para criar nugget impresso em 3D

Nesta semana, a rede de fast-food KFC anunciou uma parceria com a empresa russa 3D Bioprinting Solutions para fabricar nuggets de frango sintético. “Nosso experimento é testar tecnologia de bioimpressão em 3D para produzir produtos de frango que podem ajudar a resolver problemas iminentes globais”, afirma Raisa Polyakova, gerente geral do KFC Rússia.

De acordo com a KFC, a Rússia será o primeiro país a testar a novidade que deve chegar ao mercado local já no próximo trimestre. Mas se o produto tiver boa aceitação, será exportado para o resto do mundo, nas filiais da rede. Raissa Polyakova, disse que a equipe está “trabalhando para disponibilizar os nuggets a milhares de pessoas na Rússia e, se possível, em todo o mundo”.

PUBLICIDADE

A carne que será produzida em laboratório não será voltada para o público vegano, apesar de não ter sacrifício animal, a produção dos nuggets envolve o uso de células de frango junto as de plantas. Além disso, o KFC afirma que está conseguindo simular o gosto e a textura característica da carne de frango convencional mesmo sem o sacrifício do animal.

Em nota, o KFC cita uma pesquisa publicada no American Environmental Science & Technology Journal, que apresenta os impactos da produção para o meio ambiente. Segundo o estudo, haveria uma redução exponencial dos gases de efeito estufa e uma diminuição das áreas agrícolas. Apesar disso, a redução da emissão de poluentes pode acabar sendo compensada pelos laboratórios, que as vezes utilizam fontes energéticas de origem fóssil, não contribuindo para o controle das mudanças climáticas.

Ao saber da nova parceria do KFC, a chef jurada do programa MasterChef Paola Carosella se mostrou indignada com a informação e através de uma publicação em sua conta no Twitter a chef se expressou. “Olha que linda sua comida do futuro! Parabéns aos envolvidos! Continuemos assim, que o futuro vai ter gosto de papelão molhado em cloroquina radioativa!”, publicou Paola.

Após tuitar sobre o assunto, Paola dividiu a opinião dos fãs. “Não envolve sacrifício animal e pode ser benéfico ao meio ambiente, parabéns aos envolvidos sim!! Paola, eu super te admiro, mas, por favor, informe-se mais sobre o tema e tente reavaliar criticamente o seu posicionamento”, disse uma das seguidoras. Por outro lado, alguns seguidores concordaram com a chef e também se expressaram: “É aquela coisa: alimento nunca vai faltar para a humanidade, mas sim, dinheiro no bolso para quem precisa comer. Muita gente apelando para ‘soluções’ futurísticas embasadas no discurso de ‘faltará alimento e será uma alternativa’, + sabemos que é uma desculpa do capitalismo”.

A chef tem debatido o tema através do Twitter e respondido vários seguidores.

Sair da versão mobile