A 399ª Zona Eleitoral de Limeira determinou nesta quarta-feira (2) que veículos de comunicação suspendam a divulgação de uma pesquisa eleitoral do Instituto Vox Brasil Opinião e Pesquisas, divulgada inicialmente por uma emissora de TV de Campinas.
A ação foi movida pela coligação “Limeira Acima de Tudo”, da candidata Érika Tank (PL). A petição cita a ausência da informação da origem dos recursos, item que é obrigatório.
Na decisão, o juiz eleitoral Rilton José Domingues afirma que – “Em face dos fatos narrados e das provas carreadas aos autos, ficou demonstrado o perigo de dano, baseado na possibilidade de perpetuação da divulgação da pesquisa eleitoral impugnada no tocante ao valor e origem dos recursos despendidos na pesquisa, ainda que realizada com recursos próprios, à indicação da fonte pública dos dados utilizados e aos bairros abrangidos ou, na ausência de delimitação do bairro, à área em que foi realizada”
A decisão estabelece ainda pena sob multa diária de R$ 2 mil para caso de descumprimento.
*Matéria atualizada às 18h30, de quarta-feira, 2 de Outubro.
Título anterior:
Corrida eleitoral: Pesquisas mostram diferenças discrepantes em Limeira
A reportagem anterior mostrava os números das pesquisas divulgadas por um portal de notícias de Limeira e uma emissora de TV de Campinas