Ícone do site Rápido no Ar

Justiça de São Paulo propõe ampliação da torcida única para jogos interestaduais

Foto: Neo Química Arena/Divulgação

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) está discutindo a ampliação da regra de torcida única, atualmente aplicada em clássicos paulistas, para outros jogos realizados no Brasil. A proposta, que deve ser enviada para análise da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), sugere a implementação da torcida única em clássicos interestaduais, como confrontos entre Palmeiras e Flamengo.

A proposta foi debatida em reunião no Fórum da Barra Funda, com a participação de magistrados, representantes da Federação Paulista de Futebol, polícias Civil e Militar, Defensoria Pública e Ministério Público de São Paulo (MPSP). A ata da reunião será encaminhada à CBF para deliberação.

A regra de torcida única foi implementada em 2016 nos clássicos realizados em São Paulo para aumentar a segurança pública nos estádios. Hoje, ela é aplicada em jogos envolvendo os grandes clubes paulistas e em tradicionais confrontos como Ponte Preta e Guarani. A ampliação da medida visa jogos de maior risco, incluindo disputas internacionais, como a Libertadores.

Segundo o juiz José Fernando Steinberg, a torcida única seria uma medida excepcional e aplicada em jogos onde há maior risco à segurança pública. “A torcida única é um remédio amargo, para ser usado apenas quando necessário”, afirmou Steinberg.

Outro tema abordado na reunião foi o respeito ao Hino Nacional Brasileiro durante as partidas. Foram discutidas possíveis punições, como perda de pontos ou mando de campo, para casos de desrespeito ao hino durante jogos.

Uma nova reunião para aprofundar o debate está marcada para o dia 2 de dezembro.

Sair da versão mobile