Claudio Tognolli, renomado jornalista e professor universitário, faleceu no último domingo, aos 60 anos, na cidade de São Paulo. A triste notícia foi confirmada pela família. Tognolli, que teve uma carreira distinta tanto na imprensa quanto na academia, deixa um legado inestimável para o jornalismo brasileiro.
Em março de 2022, Tognolli sofreu um infarto, o que levou a complicações e infecções diversas após um transplante de coração, culminando em seu falecimento. Sua trajetória profissional foi marcada por uma formação sólida, com graduação na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP), instituição onde também compartilhou seus conhecimentos como professor.
Um dos grandes feitos de sua carreira foi a fundação da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) em 2002, uma iniciativa que reflete seu comprometimento com a prática jornalística responsável e ética. A Abraji, reconhecendo sua contribuição indispensável, expressou nas redes sociais o profundo pesar pela sua partida e solidariedade à família e amigos. “O jornalista Claudio Julio Tognolli foi um nome marcante no jornalismo brasileiro, atuante como profissional de redação e na formação de jovens jornalistas, como professor da USP. Foi fundador e diretor da Abraji, contribuindo para o debate sobre a função social da profissão”, afirmou a associação.