Ícone do site Rápido no Ar

Jogos Regionais dos Idosos começam em Americana

Aproximadamente três mil pessoas participaram na tarde desta quinta-feira (1º) da solenidade de abertura do 21º Jori (Jogos Regionais dos Idosos), realizada no Ginásio de Esportes “Roberto Polatti”, localizado no bairro Antonio Zanaga. A competição segue até domingo (4) com a participação de 2.300 atletas de 43 municípios, que competem em 14 modalidades: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, voleibol adaptado e xadrez.

O evento contou com a presença da primeira-dama estadual e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), Lu Ackmin; do secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Paulo Gustavo Maiurino; do coordenador da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Flávio Toledo; da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Americana, Maine Najar; do secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Osvaldo Klein Neto, o Foca; do chefe do Comitê Dirigente dos Jori, Rodrigo César Moreira; da conselheira do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Maria Fernanda Greco Meneghel; e do reitor da Basílica de Santo Antonio de Pádua, Padre Leandro Ricardo.

PUBLICIDADE

O Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Americana foram executados à clarineta pelo músico Reinaldo Lima, integrante da Banda Sinfônica Municipal de Americana, após a entrada das autoridades, de todas as delegações e do Tiro de Guerra com as bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e dos municípios participantes dos Jori. A pira dos jogos foi acesa por Geraldo Rober, 79 anos, atleta do vôlei adaptado de Americana, que também fez o juramento dos atletas.

A presidente do FUSSESP, Lu Alckmin, destacou a importância da participação das primeiras-damas dos municípios na realização dos Jori e agradeceu a presença delas e de alguns prefeitos na solenidade. “Parabéns a vocês por esta festa linda. Somente quem valoriza o passado, tem perspectivas de sucesso para o futuro”, afirmou. “É uma alegria começar os Jori mais uma vez em Americana, essa cidade linda que recebe vocês com tanto carinho. Que Deus esteja presente na vida de vocês e de suas famílias. Declaro abertos os Jogos Regionais dos Idosos”, discursou Lu.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Americana, Maine Najar, representou o prefeito Omar Najar (PMDB) na solenidade e destacou a grande satisfação da cidade em receber os 2.300 atletas dos 43 municípios participantes. “É com muita alegria que recebo vocês aqui, estarei torcendo para todos os municípios”, disse. O secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, ressaltou a grande participação de público na solenidade. “É muito bom ver esse ginásio cheio, com essa energia e alegria. Tenho certeza que os Jori 2017 serão ainda melhores do que foi no ano passado. Toda nossa infraestrutura esportiva está à disposição das delegações”, disse Foca.

O secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Paulo Gustavo Maiurino, representou o governador Geraldo Alckmin (PSDB) na solenidade. “É com satisfação que retorno à Americana, que sedia pela segunda vez os Jori. O esporte é importantíssimo para a manutenção da saúde. Boa sorte e divirtam-se nesses quatro dias”, afirmou.

Após a solenidade, foram realizadas as apresentações dos municípios participantes da modalidade coreografia. A programação oficial da competição está disponível no site www.joriamericana2017.com.br, assim como locais de competições e alojamentos. Informações sobre os Jori 2017 e fotografias das competições também estão disponibilizadas na página oficial no Facebook – 21º Jogos Regionais dos Idosos.

LIMEIRA

Limeira começou a sua participação no JORI (Jogos Regionais dos Idosos) nestaquinta-feira (1º). Pela tarde, a presidente do Fundo Social de Solidariedade Roberta Franceschi Botion e a presidente do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal) participaram da abertura do evento com a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo Lu Alckmin.

Depois da abertura, todas assistiram a apresentação da equipe limeirense de coreografia. “Nossa apresentação foi perfeita. Os nossos atletas fizeram uma coreografia impecável, que rendeu muitos aplausos e elogios da Dona Lu Alckmin. Foi muito bom ver a energia desses idosos”, disse a presidente do Fundo Social Municipal.

A delegação de Limeira conta com 115 pessoas, sendo 87 atletas de 12 modalidades: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, voleibol adaptado, tênis de mesa e truco. O JORI é realizado pela Secretaria de Esportes, em parceria com Fundo Social de Solidariedade e o Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal)

Sair da versão mobile