Ícone do site Rápido no Ar

Jogo suicida “Baleia Azul” chega ao Brasil e coloca pais em alerta

Uma “brincadeira” macabra aparentemente está ganhando força no Brasil. Iniciado na Rússia em 2016, o jogo “Baleia Azul” já foi associado a mais de 100 casos de suicídio no mundo.

Trata-se de um suposto jogo, onde o desafio final é o suicídio do participante. O “Blue Whale”, como é conhecido lá fora, teve início em redes sociais da Rússia e vem ganhando força pelo mundo.

PUBLICIDADE

No jogo, os adolescentes são previamente selecionados para participar de 50 desafios, cumprindo tarefas que vão desde escrever frases e fazer desenhos com lâminas na palma da mão e nos braços, assistir a filmes de terror de madrugada, subir no alto de um telhado ou edifício, escutar músicas depressivas até mutilar partes do corpo.

Uma forma de identificar se alguém está participando do jogo é pelo desafio número oito, onde o participante tem que escrever em seu status no VKontakte (Rede Social Russa) ou no Facebook a hashtag “#i_am_whale”, que significa “Eu sou uma Baleia”.

Pesquisando no Facebook pela hashtag é fácil encontrar diversas publicações de brasileiros que afirmam estarem no jogo. Muitos podem ser pelo simples fato de mostrarem que de alguma forma estão antenados, mas alguns casos podem ser sérios e o risco do suicídio é iminente.

A morte de uma jovem de 16 anos, encontrada em uma lagoa na cidade de Vila Rica, no Mato Grosso, no dia 11 deste mês, e uma investigação em andamento na Paraíba, onde um grupo de estudantes no WhatsApp podem estar diretamente ligados ao jogo.


Outro caso aconteceu em Pará de Minas (MG), onde familiares relatam que a morte de um jovem de 19 anos estaria ligada ao “Baleia Azul”.

A Polícia Civil mineira, que investiga o caso, diz que o grupo que ele participava está sendo investigado e foram encontrados participantes com idades entre 10 e 20 anos de todos os Estados brasileiros.

Para se ter uma ideia da proporção da brincadeira, só no YouTube são mais de 25 mil vídeos sobre o jogo Baleia Azul. No Facebook há dezenas de grupos fechados sobre o assunto, alguns em português e outros em inglês. Há links de convites para as pessoas entrarem em grupos de WhatsApp. Tudo num mundo paralelo aos olhos dos pais.

O nome “Blue Whale”, ou “Baleia Azul” como está sendo chamado no país, se refere à uma crença popular que diz que a baleia-azul seria capaz de se suicidar, ao encalhar voluntariamente em praias.

Por isso, pais, muita atenção com seus filhos adolescentes, especialmente quando apresentarem mudanças bruscas de comportamento. Fiquem atentos e se precisarem, busquem ajuda.

Sair da versão mobile