Ícone do site Rápido no Ar

Jardim Santa Adélia, em Limeira, avança com monitoramento por câmeras em parceria com a PM

Uma parceria entre moradores do Jardim Santa Adélia e a Polícia Militar de Limeira (SP), por meio da 5ª Cia., tem resultado na instalação de câmeras de monitoramento que ajudam no combate ao crime. Desde o final do ano passado, o bairro aderiu ao programa “Vizinhança Solidária” e, quando necessário, a PM analisa imagens das câmeras para identificar criminosos.
https://static.rapidonoar.com.br/dvs/oficinotica.mp4
Comandante da 5ª Cia., o capitão Costa Pereira descreveu que, em novembro, fez uma reunião com os moradores do bairro, apresentou o projeto e a população aderiu. A partir da data, quem ficou responsável pelo projeto foram os moradores Ângela e Gerson. Os moradores repartem os custos da aquisição dos equipamentos, Gerson faz a instalação das câmeras e a PM tem acesso às imagens quando há necessidade.

Além disso, o programa estimula a população a vigiar o bairro, com troca de informações entre os moradores e também contato direto com representantes da PM. De acordo com Gerson, atualmente há 11 câmeras instaladas pelo projeto Vizinhança Solidária e cerca de 25 moradores se mostraram dispostos a permitirem que os policiais tenham acesso às imagens de seus respectivos sistemas de monitoramento.

Gerson explicou ainda que as entradas e saídas do bairro são monitoradas. “As entradas e saídas dos bairros Santa Adélia, Village e Águas da Serra contam com câmeras. Já houve melhorias e também vamos colocar placas nas entradas, avisando que quem entrar no nosso bairro será monitorado. Isso dará mais segurança aos moradores e ajudara a coibir furtos e roubos”, resumiu.

Em Limeira outros bairros já contam com o programa Vizinhança Solidária não apenas na área da 5ª Cia., mas também em locais atendidos pela 1ª Cia., comandada pelo capitão Herlon de Paula.

teste
Sair da versão mobile