Ícone do site Rápido no Ar

Jacarandás da Av. Comendador Agostinho Prada em Limeira começam a florescer

Começaram a florescer, nesta semana, as 80 árvores da espécie jacarandá caroba (Jacaranda cuspidifolia), plantadas na Avenida Comendador Agostinho Prada, na região do Jardim Maria Buchi Modeneis, pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura. Escolhidas segundo aprovação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), as árvores foram plantadas no início de outubro

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Paulo Trigo, essa é a época que a árvore floresce. “Nativa do Cerrado brasileiro, de Minas Gerais, o jacarandá caroba tem uma floração muito exuberante e está mais adaptada ao nosso clima”, explicou Trigo. De acordo com ele, o plantio dessas árvores faz parte de um projeto paisagístico para a avenida. “Prontamente o prefeito Mario Botion aprovou a iniciativa e conseguimos implementar”, destacou.

Trigo frisou, ainda, que futuramente, a visão da via será inteiramente roxa, se assemelhando a avenidas de cidades da África do Sul, famosas pela paisagem. “É importante que a população saiba disso, até para despertar o sentimento de pertencimento. Essas árvores, de porte médio, além de exuberantes, fornecem boa sombra.” Ainda conforme o secretário, os jacarandás foram plantados entre as árvores de ipê anão-de-jardim (Tecoma stans), que são, comprovadamente, pragas exóticas. Desta forma, os ipês serão suprimidos quando os jacarandás estiverem no mesmo porte.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile