Ícone do site Rápido no Ar

Isenção de taxa de estadia beneficia proprietários de veículos apreendidos em Campinas

Foto: Divulgação

A isenção das taxas de estadia do Pátio Municipal de Recolha de Veículos, em Campinas, já está em vigor desde o final de maio deste ano e tem beneficiado dezenas de proprietários. Concedida pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), a medida atende quem teve o veículo apreendido em horários específicos de fins de semana e feriados. Somente no mês de novembro, mais de 20 isenções foram registradas.

O benefício foi criado para isentar os proprietários da cobrança durante períodos em que não há expediente presencial ou digital para liberação dos veículos. A taxa de estadia é de R$ 40,72 por dia. Para ter direito, é obrigatório que o proprietário regularize a liberação no primeiro dia útil após o período de apreensão.

A medida está prevista na Lei nº 16.751/2025 e regulamentada pela Resolução nº 171/2025.

Quem pode solicitar o benefício

Têm direito à isenção os proprietários de veículos apreendidos nas seguintes condições:

Situações que não geram isenção

A isenção não se aplica a veículos:

Nesses casos, a liberação administrativa deve ser feita exclusivamente pelo WhatsApp da Emdec, no número (19) 3731-2910.

Funcionamento no fim de ano

Durante os feriados prolongados de Natal e Ano Novo, os serviços da Emdec terão funcionamento diferenciado:

Pontos facultativos

Feriados

Atendimento e retirada dos veículos

O atendimento presencial do Pátio Municipal ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Antônio Manoel, 50, na Vila Industrial. Já a retirada dos veículos é feita na rua Miguel Cascaldi, 141, no Jardim São José, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 14h.

Para retirar o veículo, além das taxas de remoção e estadia (quando aplicáveis), é necessário quitar multas vencidas e manter a documentação em dia. Os pagamentos podem ser feitos por Pix, débito, cartão de crédito (parcelado de 2 a 18 vezes) ou em bancos e casas lotéricas.

Sair da versão mobile