Na manhã desta terça-feira (16), o Setor de Investigações da Unidade de Polícia Judiciária Agrupada (UPJA), de Piracicaba (SP), cumpriu mandado de busca e apreensão no âmbito de investigação referente à tentativa de furto de uma estrutura metálica de ponte rolante, avaliada em aproximadamente R$ 300.000,00, ocorrida no bairro Tupi, fato registrado em Boletim de Ocorrência, e prendeu um dos envolvidos.
O pai dele, que tem diversas passagens pela Justiça, também foi levado para a delegacia, mas foi ouvido e liberado. Durante apuração do crime, policiais da unidade constataram que um indivíduo, utilizando um veículo Fiat Fiorino, acompanhava o carregamento da referida estrutura, que seria destinada a uma empresa fora do município.
Ao ser percebido pela vítima, ele evadiu-se do local sendo a ação criminosa interrompida. As diligências realizadas pela equipe de investigação resultaram na identificação do veículo e de seu condutor – ele tem 25 anos -, o qual já havia sido preso no mês de outubro por conduzir um caminhão produto de roubo, na cidade de Espírito Santo do Pinhal/SP.
Apurou-se ainda que o veículo Fiat Fiorino fora adquirido por seu pai, de 45 anos, indivíduo com antecedentes por crimes de roubo, extorsão, furto, estelionato e tentativa de homicídio. Durante o cumprimento do mandado de busca no imóvel dos investigados, foram apreendidos dois aparelhos celulares.
Após ser indagado, o filho indicou a existência de uma arma de fogo (revólver de calibre .357) escondida no imóvel, a qual foi localizada no quarto dos pais, com numeração suprimida, envolto em uma camiseta. Ele relatou que, com a chegada dos policiais, escondeu a arma.
O investigado informou ter adquirido a arma por R$ 8 mil, sem apresentar qualquer documentação ou justificativa para a posse, bem como declarou que as munições teriam sido utilizadas anteriormente para testar o armamento.
No quarto dele foram localizados e apreendidos uma blusa de moletom utilizada no dia da tentativa de furto, um binóculo e um colete refletivo, além de duas chaves de caminhão, cuja origem não foi esclarecida.
Tais objetos serão analisados para verificar eventual ligação com outros delitos. O veículo Fiat/Fiorino relacionado à ocorrência não foi localizado. O investigado informou que teria vendido o automóvel a uma pessoa da cidade de Botucatu/SP, sem fornecer dados do comprador.
O pai negou participação no crime, embora tenha sido o adquirente do veículo utilizado na empreitada criminosa. Diante dos fatos, a autoridade policial ratificou a prisão em flagrante do filho, pelo crime de posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, com numeração raspada, suprimida ou adulterada.
O pai, embora tenha sido liberado, será investigado. Os objetos apreendidos foram encaminhados às autoridades competentes e as investigações prosseguem para a identificação de outros envolvidos. A operação foi chefiada pelo delegado André De França Oliveira.

