Ícone do site Rápido no Ar

Investigação sobre fraude em compras online leva policias da DIG de Piracicaba à prisão de suspeito em São Carlos

Foto: Polícia Civil

Um homem foi preso nesta quinta-feira (29) em São Carlos (SP), após uma investigação realizada por policiais civis da 1ª DIG/Deic (Delegacia de Investigações Gerais) de Piracicaba (SP), referente à fraudes perpetradas contra empresa de comércio eletrônico.

O trabalho teve início quando investigadores da unidade especializada tomaram conhecimento de que a referida empresa, referência no ramo de comércio eletrônico, protocolou documentação informando que foi realizado monitoramento por parte da Equipe de Prevenção de Fraude, a respeito de uma compra suspeita com pagamento realizado através de cartão de crédito, e que seria destinado a um estabelecimento parceiro para sua retirada, localizado em Piracicaba.

No entanto, foram identificadas ainda outras compras, possivelmente fraudulentas, para o mesmo endereço com emprego do mesmo “modus operandi”, ou seja, com a utilização indevida de contas de usuários idôneos para aquisição de produtos, com pagamentos realizados por cartões de crédito, sem o conhecimento dos respectivos titulares.

Inclusive, verificou-se que o indivíduo responsável pela retirada das mercadorias era o mesmo nos estabelecimentos e que se utilizava de um VW/Saveiro de cor prata, da cidade de Rio Claro (SP). Diligências foram realizadas em Rio Claro, mas ele não foi localizado.

Junto aos sistemas informatizados, verificou-se que o veículo estaria em trânsito pela cidade de São Carlos. Sendo assim, policiais civis de Piracicaba pegaram a estrada com destino a este município, onde acabaram deparando com o veículo de mesmas características e placa, sendo que o indivíduo estava em local que seria ponto de retirada de produtos, ou seja, um ponto de coleta.

Foi realizada abordagem e restou evidenciado que se tratava de J.B.F., 39 anos, que estava se apresentando para a retirada das mercadorias, e, através de contato com a empresa, a equipe foi informada que havia produto que estava com a compra contestada por indícios de fraude, ou seja, houve identificação da emissão de nota fiscal que seria relativa a uma compra no valor de R$786.

Em pesquisas junto aos sistemas informatizados verificou-se que a “compradora” é residente no município de Itaquaquecetuba (SP), e que a vítima contestou a compra junto ao seu banco. O homem disse que apenas fazia as coletas a pedido de seu contratante, tendo naquele dia já passado em vários estabelecimentos, motivo pelo qual seu veículo estava com vários pacotes.

Ele recebeu voz de prisão, foi levado para a sede da Deic, com apoio dos policiais civis da DIG de São Carlos, para as providências de Polícia Judiciária pertinentes. Ao término do flagrante, elaborado pelo delegado Marcel Willian Oliveira de Sousa, os policiais civis de São Carlos o levaram para aquela cidade, onde ele permaneceu à disposição da Justiça. Os pacotes foram apreendidos.

 

teste
Sair da versão mobile