Ícone do site Rápido no Ar

Inverno deste ano será ‘atípico’ e deve ter tempo seco com temperaturas mais elevadas na região

 

O inverno começou na madrugada desta segunda-feira (21) e previsões indicam que este será um período atípico, com tempo mais seco e temperaturas elevadas para a época.
De acordo com o Professor da Unicamp, Hiroshi Yoshizane, o inverno deste ano tende a ser mais seco do que o normal, visto que não tivemos uma temporada de chuvas no início deste ano. “Tivemos uma escassez de 33 a 34% de chuvas”, informa.

Ele prevê que a temperatura média máxima seja em torno de 25°C e a média mínima seja em torno de 13°C, mas assegura que isso não garante que não haja picos de frio com 9°C ou 10°C.
“Não há prognóstico de frio mais excedente na nossa região, mas sim um inverno mais seco, que requer atenção na questão das queimadas em regiões urbanas e de matas e também na questão da fuligem”, diz Hiroshi que também alerta para o agravamento de deficiências respiratórias por conta do ar seco.

AUMENTO NA RADIAÇÃO SOLAR
Uma característica marcante do inverno é o aumento da radiação da luz solar em mais ou menos um minuto por dia. Portanto, a tendência é que, a partir desta segunda-feira, a presença da radiação da luz do sol comece a aumentar gradativamente, resultando em dias mais longos e noites mais curtas e se igualando novamente no equinócio de primavera.

Confira o vídeo:

teste
Sair da versão mobile