Esse Campeonato Paulista da Série A-2 está uma verdadeira gangorra. A Inter vence e já fala em classificação. Na outra rodada perde e começa a se preocupar com o rebaixamento. A palavra chave é o equilíbrio.
Com exceção do São Bento, virtual rebaixado para a Série A-3, todo mundo tem chance. A gente já previa isso.
A Inter entrou em campo com a obrigação de vencer o Linense, sábado no Limeirão. Não tinha outro resultado, afinal de contas, iniciou a rodada a dois pontos da zona da degola. O objetivo foi alcançado, mas não precisava ser com tanto sofrimento, com direito a uma virada no segundo tempo. Mas valeu!
Antes do jogo, Diego Jussani prometeu que marcaria um gol no Limeirão. “Quer apostar o que?”. Até brincou que está mais fininho, em forma (melhor do que quando jogou aqui) e pronto para voltar para a Inter na Série C. “É só me chamar. Tô aqui do lado (Americana). Amo a Inter e quero completar 50 jogos aqui”, sorriu. O defensor tem 46 jogos e dois gols pela Veterana.
Na Inter, Waguinho Dias fez duas mudanças em relação a derrota para o Ituano no meio de semana. Breno Santos retomou seu lugar na lateral-direita com a suspensão de Eduardo Porto, enquanto Emerson Santos, ex-Ponte Preta e São Bernardo, ficou com a vaga de Gustavo Bochecha.
A Inter fez um primeiro tempo bem abaixo, o que preocupou seus torcedores. Até parecia que era o Linense o mandante, tamanha facilidade encontrada pelos visitantes.
Aos 10 minutos, o primeiro susto. A finalização de fora da área de Henrique acertou a trave direita. A resposta veio aos 13, quando Claudinho se desmarcou pela direita, recebeu de Lucas Buchecha e mandou cruzado. A bola cruzou toda a pequena área, com perigo.
O Linense estava solto em campo e sem medo da Inter. Aos 18, Vinícius Alves arriscou de fora da área e obrigou Saulo a se esticar todo, mandando para escanteio.
Na cobrança de Henrique, Diego Jussani ganhou no alto na segunda trave e cabeceou no cantinho de Saulo: 1 a 0. Outra vez a Inter enfrentou a fatídica “lei do ex”. Foi assim com Cesinha do Água Santa e Michael Paulista pelo São José: 1 a 0.
O gol deixou os torcedores leoninos bem impacientes. Na cabeça de todos, era mais uma derrota em casa, como aconteceu contra Santo André e Água Santa. Mas Linense perdeu o experiente Deivid lesionado.
Claudinho chamou para si a responsabilidade e foi quem mais criou na primeira etapa. Aos 28, fez boa jogada individual na área. Girou e bateu à direita de Harisson. Aos 48, exagerou na força, mandando por cima. Como de praxe, o torcedor vaiou os jogadores na saída para os vestiários. Já era esperado.
Mas a Inter tem um técnico estrategista e com uma visão de jogo que poucos tem. Waguinho Dias notou os pontos falhos e voltou com duas mexidas para o segundo tempo. Ainda fora de ritmo, Emerson Santos deu lugar a Luiz Guilherme, enquanto Marquinhos Brazion foi para a vaga do apagado Robinho no ataque.
A Inter mudou completamente sua forma de jogar. Aí sim era a equipe aguerrida e ofensiva de Waguinho. O torcedor sentiu a melhora e passou a empurrar o Leão rumo a virada.
O que ajudou muito nessa reação foi o pênalti logo no início da etapa complementar. Lucas Buchecha, um dos melhores em campo, avançou em direção a linha de fundo pela direita e acabou derrubado por Rafinha. Pênalti bem marcado pelo novato Rodrigo Fernandes Júnior, isso com três minutos.
Miguel Bianconi foi para a cobrança e bateu com extrema categoria: bola num canto, goleiro no outro. Gol histórico para o camisa 9, que entrou no Top 10 dos maiores goleadores do Leão no Limeirão neste Século 21. Dos 13 gols que marcou até aqui, 8 foram no Major Levy.
O “Senhor Limeirão” empatou com Éder Paulista e Tcharlles. À sua frente estão Lucas Biselli (9), Wesley e Brener (10), Maranhão e Diego Carioca (12), Paulinho (14), Tom (16) e Fernando Russi (21).
O gol incendiou o Limeirão. A Inter foi com tudo para cima. Aos 8, quase Breno Santos vira. O Linense sentiu o gol, mas a entrada do veloz Fábio Azevedo mantinha o visitante no jogo. O camisa 7 fez boas jogadas pela direita, tornando-se um tormento para a defesa leonina. Chegou até marcar um gol aos 19 minutos por cobertura, mas estava impedido.
A Inter era melhor em campo e a qualquer momento viraria. Era uma questão de tempo. Aos 30 minutos, a recompensa pelo bom futebol da segunda etapa veio. Claudinho recebeu de Vitor Leque na direita e cruzou na medida para a cabeçada certeira de Marquinhos Brazion: 2 a 1.
É preciso falar desse reforço da Inter. Brazion vem entrando muito bem nas partidas. É rápido, raçudo e voluntarioso. Assumiu o papel que vinha sendo desempenhado por Rafael Oller nas primeiras rodadas. Merecidamente marcou seu primeiro gol pelo Leão. Uma indicação cirúrgica do novo treinador leonino. E olha lá se não virar titular em breve.
Quando todos pensaram que a fatura já estava liquidada com a virada, o Linense apertou nos minutos finais e deu o chamado “suador” na defesa alvinegra. Waguinho colocou Nasson para conter os avanços de Fábio Azevedo, enquanto Gustavo Bochecha entrou no lugar de Vitor Leque para valorizar a posse de bola.
Aos 41, o zagueiro Joanderson foi ao ataque e fez Saulo trabalhar. Aos 45, o chamado arrepio na espinha do leonino. Diego Jussani também foi ao ataque e do lado esquerdo levantou fechado para a área. Vinícius Alves subiu na pequena área e escorou à esquerda do gol. Que perigo. Foi por pouco.
O apito final veio e os jogadores comemoram muito os três pontos. A Inter ganhou três posições, subindo das 13ª para a 10ª colocação, com 12 pontos. O Sertãozinho tem 13 e é o 8º, fechando o G-8 (grupo dos classificados). Em termos de rebaixamento, o Leão abriu cinco do Grêmio Prudente, primeiro que hoje seria rebaixado para a Série A-3.
Restam mais cinco jogos para o término desta fase. A Inter terá dois jogos seguidos fora de casa, contra Grêmio Prudente na quarta-feira, às 19h30, e frente ao XV de Piracicaba, no domingo às 18h. Depois, receberá o Osasco, vai a Sertãozinho e fecha com o Juventus, no Major Levy.
Situação
Resultados da 10ª rodada: Taubaté 3 x 3 Monte Azul, Santo André 1 x 0 Grêmio Prudente, Juventus 0 x 1 Votuporanguense, São Bento 1 x 2 Osasco, Internacional 2 x 1 Linense, Ferroviária 3 x 2 Sertãozinho, XV de Piracicaba 0 x 1 Ituano e São José 1 x 0 Água Santa.
A classificação ficou assim: 1) Ituano 24, 2) Ferroviária 20, 3) Água Santa 19, 4) São José 17, 5) Votuporanguense e Osasco 15, 7) Santo André, Sertãozinho e Juventus 13, 10) Inter de Limeira e XV de Piracicaba 12, 12) Linense 11, 13) Monte Azul 10, 14) Taubaté 9, 15) Grêmio Prudente 7 e 16) São Bento 1.
A 11ª rodada terá na quarta-feira: às 15h – Monte Azul x Osasco; 19h – Sertãozinho x Juventus e Ituano x Água Santa; 19h30 – Grêmio Prudente x Internacional, Votuporanguense x São Bento e Linense x XV de Piracicaba; 20h – São José x Ferroviária e Taubaté x Santo André.
Internacional 2 x 1 Linense
Gols – Diego Jussani aos 19 minutos do 1º tempo (LIN); Miguel Bianconi, de pênalti, aos 5 e Marquinhos Brazion aos 30 minutos do 2º tempo (IN).
Local – Limeirão
Árbitro – Rodrigo Fernandes Jr
Público – 793 pagantes
Renda – R$ 18.600,00
Internacional – Saulo; Breno Santos, Frazan, Lucas Santos e Mário Henrique (Nasson); Emerson Santos (Luiz Guilherme), Lucas Buchecha (Rafael Oller) e Claudinho; Vitor Leque (Gustavo Bochecha), Miguel Bianconi e Robinho (Marquinhos Brazion). Técnico – Waguinho Dias.
Linense – Harrison; Kauê Leonardo, Joanderson, Diego Jussani e Rafinha (Talys); Rodolfo Potiguar, Henrique (Vinícius Jaú) e Caio Rafael (Figueiredo); Kaio Castro (Fábio Azevedo), Deivid (Athyrson) e Vinícius Alves. Técnico – Sandro Sargentim.
Ocorrências – cartões amarelos para Rafael Oller (IN); Diego Jussani, Caio Rafael, Athyrson e Talys (LIN).

