Tinha tudo para ser um jogo tranquilo hoje à tarde no Limeirão. Com boas campanhas até aqui na Copa Paulista, Internacional e União São João estão próximos da classificação para a segunda fase e se enfrentam às 15h, no complemento da 8ª rodada.
Mas o clima não está nada bom para o duelo. Para começar, o União se recusou a mudar a data do confronto do primeiro turno, prejudicando e muito a Internacional. O Leão foi obrigado a antecipar o duelo contra o Cianorte pela Série D para uma sexta-feira à noite no Limeirão, para que pudesse jogar no dia seguinte no Estádio Hermínio Ometto.
A tática do União deu certo e a Inter perdeu por 1 a 0, usando um time completamente alternativo, uma vez que quem entrou em campo contra o time paranaense não pode enfrentar o União por conta do regulamento de 72 horas.
Além disso, uma entrada em cima do atacante Thiaguinho o tirou do restante da temporada. Os leoninos viram maldade no lance e isso acirrou ainda mais os ânimos no Major Levy.
A Internacional ocupa a terceira colocação no Grupo 2, com 12 pontos. Em sete jogos até aqui, venceu o Botafogo por 3 a 0, no Limeirão e por 2 a 1, em Ribeirão Preto, além de golear a Itapirense por 4 a 2, em Itapira. Também empatou com Comercial (2 x 2) e com a Francana (1 x 1) no Major Levy e diante da Francana, em Franca (0 x 0). O único tropeço foi exatamente em Araras por 1 a 0.
O União começou mal a Copa Paulista, perdendo para a Itapirense por 1 a 0, em casa. Mas depois reagiu, não perdendo mais. São quatro vitórias (1 x 0 Inter e 3 x 1 Francana, em casa e 1 x 0 Comercial e 3 x 2 na Itapirense, fora de casa), além de dois empates contra o Botafogo: 1 x 1, em Ribeirão e 2 x 2, em Araras. Ou seja, está invicto há seis partidas.
Obviamente que o pensamento da Internacional está no sábado, no duelo de volta contra o Marcílio Dias, também no Limeirão. O jogo de ida terminou empatado sem gols em Itajaí e agora o Leão precisa vencer para chegar às oitavas de final.
Sendo assim, o técnico Ademir Fesan não colocará nenhum titular em campo. A força máxima será guardada para o fim de semana.
A escalação para esta tarde é um mistério, mas não deve fugir do time que empatou com a Francana por 1 a 1, na última rodada. O zagueiro Romércio segue de fora em razão de uma lesão.
Hoje também tem o clássico de Ribeirão Preto entre Comercial e Botafogo. Se o Comercial vencer, a Inter se classifica até com derrota para o União.
Números
Internacional e União São João já se enfrentaram 21 vezes na história e nunca empataram. São oito vitórias leoninas e treze do time ararense. O alvinegro marcou 27 gols e sofreu 32.
No Limeirão são 10 confrontos, com seis vitórias leoninas e quatro alviverdes. O Leão marcou 13 gols e sofreu 8.
O último confronto disputado no Major Levy foi há 18 anos. Em 2007, pelo Campeonato Paulista da Série A-2, o União, do técnico Edson Vieira, venceu por 2 a 0, gols de Luan aos 11 e Everton aos 42 minutos do 2º tempo. O técnico leonino era Michael Robin e o público foi de 1.179 pagantes.
A última vitória leonina sobre o União São João no Limeirão foi registrada em 2005, ou seja, há exatos 20 anos, pelo Paulistão. Já rebaixada, a Inter levou com ela o rival ao vencer por 3 a 0, com dois gols de Rafael Marques e um de Izaías.
Situação
Resultados da 8ª rodada: Monte Azul x Linense, Noroeste 1 x 1 Araçatuba, Taubaté 1 x 2 Oeste, XV de Piracicaba 1 x 0 Guarani, Itapirense 0 x 1 Francana, Portuguesa Santista 0 x 0 São Caetano, Primavera 2 x 0 Paulista, São José 3 x 1 Santo André e São Bento 2 x 2 Rio Branco. Hoje, às 15h – Internacional x União São João e às 19h – Botafogo x Comercial.
Na classificação: Grupo 1: 1) Monte Azul 14, 2) Grêmio Prudente 12, 3) Araçatuba 7, 4) Linense e Noroeste 5. Grupo 2: 1) União São João 14, 2) Comercial 13, 3) Internacional 12, 4) Francana 10, 5) Botafogo 6 e 6) Itapirense 4. Grupo 3: 1) Primavera e XV de Piracicaba 18, 3) Paulista 10, 4) Guarani e São Bento 7 e 6) Rio Branco 4. Grupo 4: 1) São José 19, 2) Portuguesa Santista 11, 3) São Caetano e Oeste 10, 5) Taubaté e Santo André 7.
Internacional x União São João
Internacional – Arthur Silveira; Edson Jr, Franklin, Adriel e Renan Luís; Bruno Henrique, Kadu, Wallace e Michael Paulista; Vinícius Leite e Pedro. Técnico – Ademir Fesan.
União São João – Matheus Pellegrini; Peixoto, Bruno, Felipe Codô e Tallys; Ruan, Léo Machado e Emanuel; Chileno, Jonatan da Ora e Emerson. Técnico – Danilo Sacramento.
Local – Limeirão, às 15h.

