Ícone do site Rápido no Ar

Inter recebe o Avenida em busca de vaga na 3ª fase da Série D

Jotaprodutor

Chegou o grande dia. A Internacional disputa hoje o seu jogo mais importante da temporada até aqui. Recebe o Avenida, às 16h, no Limeirão, pelo jogo de volta do mata-mata da segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D.

Na partida de ida, os times ficaram no 0 a 0, no Estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. Ninguém tem vantagem. Quem vencer, passa de fase. Se der empate novamente, a decisão da vaga será nas penalidades máximas.

O vencedor enfrentará na fase seguinte o ganhador de Nova Iguaçu/RJ e CRAC/GO. O atual vice-campeão carioca venceu o jogo de ida por 1 a 0, em Catalão e tem a vantagem do empate no Rio de Janeiro.

Mais de três mil ingressos foram vendidos antecipadamente. A diretoria da Internacional manteve os preços que estavam sendo cobrados na primeira fase. Desta forma, o torcedor pegará R$ 20 na arquibancada central, escrito Leão e R$ 30 na cadeira cativa. Haverá cobrança também da meia-entrada.

A Interror, que foi liberada pela Polícia Militar para levar instrumentos, faixas e demais adereços, fará o corredor de fogo para recepcionar o ônibus leonino, à partir das 14h.

Será o 13º jogo da Inter no Limeirão este ano. O retrospecto é muito favorável, com nove vitórias, um empate e apenas duas derrotas. O que chama a atenção é que o Leão marcou gol em todas as partidas em casa.

A Inter venceu os quatro primeiro jogos da Série D deste ano no Major Levy, contra Pouso Alegre (1 x 0), Água Santa (1 x 0), Santo André (3 x 0) e Patrocinense (3 x 0). Depois, empatou com o Maringá por 2 a 2 e em seguida perdeu para o São José por 2 a 1 (única derrota em casa na competição). O alvinegro fechou a primeira fase vencendo o Costa Rica/MS por 1 a 0.

Se somarmos apenas os jogos da Inter nas quatro edições seguidas que disputou até agora na Série D, foram 29 jogos no Limeirão, com 14 vitórias, 3 empates e 12 derrotas. Marcou 33 gols e sofreu 31, saldo positivo de dois gols. O aproveitamento é de 51,7%, com 45 pontos conquistados de 87 possíveis.

O técnico Felipe Conceição não poderá contar com o zagueiro Lucas Rocha e com o centroavante Rafael Silva, ambos vetados pelo departamento médico. O defensor sofreu uma lesão na coxa no jogo de ida, enquanto o artilheiro sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo na última partida da primeira fase contra o Pouso Alegre, em Minas Gerais.

Existe a possibilidade de Conceição manter o esquema tático 3-5-2, colocando Williams Bahia na ala-direita e deslocando Eduardo Porto para a zaga ao lado de Diego Jussani e Alysson Dutra. Outra novidade seria o meia Rhuan no lugar do novato Léo Lopes. O ex-meia do Botafogo/RJ estreou no segundo tempo no jogo de ida e deixou uma boa impressão.

Caso opte por um time mais ofensivo, Conceição pode escalar a Inter no 4-4-2, apenas com a entrada de Rhuan no lugar de Lucas Rocha. Nesse caso, Eduardo Porto seria o ala-direito e Léo Lopes seria mantido no ataque.

Avenida

O Avenida quase caiu para a Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho este ano. Escapou da degola literalmente por um gol. Disputou seis jogos como visitante no Estadual do Rio Grande do Sul e só venceu o rebaixado Novo Hamburgo por 1 a 0. Foram quatro derrotas no total, para Internacional (1 x 0), São Luiz (1 x 0), Juventude (3 x 1) e Caxias (2 x 0). O único empate foi diante do Santa Cruz por 1 a 1.

Ou seja, dos 18 pontos que disputou como visitante no Campeonato Gaúcho, o Avenida conquistou somente quatro, o que dá um aproveitamento de 22,2%. Marcou três gols e sofreu oito.

O time gaúcho caiu no Grupo 8 da Série D e manteve seu aproveitamento ruim como visitante. Dos sete jogos que disputou fora de casa, só venceu o Concórdia por 2 a 1, em Santa Catarina.

Foram quatro derrotas no total, para Hercílio Luz (2 x 1), Brasil/RS (4 x 0), Cianorte/PR (3 x 1) e Cascavel/PR (3 x 0). Além disso, foram outros dois empates por 1 a 1, diante de Barra/SC e Novo Hamburgo/RS.

Ou seja, dos 21 pontos que disputou como visitante na Série D, o Avenida conquistou cinco, o que dá um aproveitamento de 23,8%. Marcou seis gols e sofreu 15. Detalhe: o Avenida foi vazado em todos os jogos como visitante na Série D.

O Avenida conta com o goleiro Rafael Pin, que tem 121 jogos pela Inter e 135 gols sofridos. Faz parte da galeria dos ídolos do clube. Além dele, tem o lateral-direito Celsinho, que jogou o Paulistão de 2023 com Pintado.

Será apenas o sexto confronto da Inter contra um time gaúcho no Limeirão. Em cinco jogos, o Leão venceu dois e perdeu três.

Demais

Os jogos de volta da segunda fase da Série D começam hoje: 15h – Nova Iguaçu/RJ x CRAC/GO (1 x 0); às 16h – Manauara/AM x Tocantinópolis/TO (0 x 0) e Iguatu/CE x Jacuipense/BA (0 x 0); às 16h30 – Porto Velho/RO x River/PI (2 x 2) e às 17h – Portuguesa/RJ x Mixto/MT (0 x 0).

Amanhã, às 15h30 – Brasiliense/DF x Real Noroeste/ES (2 x 0); às 16h – Retrô/PE x América/RN (1 x 1); Altos/PI x Princesa do Solimões/BA (1 x 1); Treze/PB x ASA/AL (1 x 1); Maranhão/MA x Manaus/AM (1 x 1); Itabaiana/SE x Atlético Cearense/CE (0 x 1); Brasil/RS x Água Santa (2 x 1); Anápolis/GO x Itabuna/BA (0 x 1) e Cianorte/PR x Costa Rica/MS (3 x 1) e às 18h30 – Maringá/PR x Novo Hamburgo/RS (4 x 2).

Confrontos contra gaúchos no Limeirão:
28/11/1979 – Internacional 0 x 1 Internacional – Série A
15/03/1981 – Internacional 3 x 1 Grêmio – Série A
11/03/1982 – Internacional 3 x 0 São Paulo – Série A
17/10/1990 – Internacional 1 x 2 Internacional – Série A
29/07/2023 – Internacional 0 x 1 Caxias – Série D

Internacional x Avenida
Internacional – André Luiz; Eduardo Porto, Alyson Dutra e Diego Jussani; Williams Bahia (Léo Lopes), Marlon, Cesinha, Rhuan e Leocovick; Albano e Lucas Café. Técnico – Felipe Conceição.
Avenida – Rafael Pin; Celsinho, Diego Ivo, Micael e César Nunes; Amaral, Bruno Camilo e Laion; Maikon Aquino, Flávio Torres e Tony Júnior. Técnico – William Campos.
Árbitro – Djonaltan Costa de Araújo (Pará)
Auxiliares – Márcio Gleidson Correia Dias e Luís Diego Nascimento Lopes (ambos do Pará)
Local – Limeirão, às 16h.

Sair da versão mobile