Após decepcionar o seu torcedor na estreia do Paulistão e perder para a Portuguesa por 3 a 2, de virada, no Limeirão, a Internacional tentará recuperar os pontos fora de casa.
Agora, serão dois jogos seguidos como visitante. Hoje, o Leão encara simplesmente o Palmeiras, às 21h45, no Allianz Parque. Ouça o jogo pelo Rápido no Ar e pela Melhor FM 82,9. No domingo, às 16h, vai ao Moisés Lucarelli contra a Ponte Preta.
O técnico Júnior Rocha deve mexer na equipe, mas a imprensa ficará sabendo apenas uma hora antes do jogo. O comandante nunca foi adepto a dar pistas aos adversários.
Uma coisa é certa: João Paulo está fora de combate. O volante lesionou o joelho direito ao dividir com Victor Andrade, da Lusa, e deve perder o restante do Paulistão.
O goleiro Max Alef, o zagueiro Diego Jussani e o meia Kauê foram criticados pelos torcedores e tiveram rendimentos abaixo do esperado. Os dois primeiros pelas falhas nos gols da Lusa. E o último por ser o “pupilo” do treinador e pouco produzir em campo, tanto é verdade que foi o primeiro a ser substituído.
Como a documentação do zagueiro Emerson Santos ficou pronta e seu nome apareceu no BID (Boletim Informativo Diário), ele pode fazer a sua estreia. No gol a opção é o experiente Zé Carlos, que inclusive teve uma de suas melhores atuações justamente diante do Palmeiras, no Allianz Parque, quando defendia o São Bento, na época comandado por Paulo Roberto.
Fernando Canesin, apesar de ter entrado muito mal contra a Lusa e Gabrielzinho, que veio por empréstimo do Grêmio, podem ganhar uma oportunidade desde o início.
O Palmeiras só não terá Endrik, que está na Seleção Brasileira no Torneio Pré-Olímpico. Breno Lopes e Bruno Rodrigues disputam a posição para jogar ao lado de Rony. Na defesa a novidade será o retorno do uruguaio Piquerez.
Confrontos
Em 29 de abril de 2021, com Thiago Carpini no comando, a Internacional venceu o Palmeiras, em pleno Allianz Parque, por 1 a 0, gol de Bruno Xavier aos 49 minutos do segundo tempo. Esse resultado praticamente colocou o Leão nas quartas de final após 36 anos.
Além dessa vitória, a Internacional venceu o Palmeiras mais três vezes na capital. Duas vezes foram no antigo Palestra Itália. A primeira foi no dia 22 de maio de 1980 e foi de goleada: 4 a 1, gols de Izidoro, Alcino, Elói e Marquinhos Capivara. A outra foi em 25/11/1982, pelo placar de 1 a 0, gol de Franck.
A mais memorável foi no dia 3 de setembro de 1986, por 2 a 1, no Morumbi, gols de Kita e Tato. Com esse resultado, o Leão conquistou o título do Campeonato Paulista, tornando-se o primeiro time do interior a conseguir tal feito. O jogo de ida, também no estádio são-paulino, terminou com um empate sem gols.
Foram 18 confrontos no Palestra Itália, com duas vitórias leoninas, cinco empates e onze vitórias palestrinas. A Inter marcou 11 gols e sofreu 32.
No Allianz, a Inter perdeu no ano passado por 2 a 0, gols de Raphael Veiga, em cobrança de pênalti e Piquerez, com um chute de fora da área. Era para ter sido quatro. Dudu cobrou uma penalidade máxima para fora no primeiro tempo e o goleiro Léo Vieira defendeu a cobrança de Raphael Veiga na etapa complementar.
No total, foram 40 confrontos entre os times. A Inter soma oito vitórias, o Palmeiras 16, além de 16 empates. O Leão marcou 32 gols e sofreu 53.
Palmeiras x Internacional
Palmeiras – Weverton, Marcos Rocha, Murilo, Gustavo Gómez e Piquerez; Zé Rafael, Richard Ríos, Raphael Veiga e Mayke; Breno Lopes (Bruno Rodrigues) e Rony. Técnico – Abel Ferreira.
Internacional – Max Alef (Zé Carlos), Felipe Albuquerque, Maurício, Diego Jussani (Emerson Santos) e Zé Mário; Lucas Buchecha, Gustavo Buchecha, Kauê (Fernando Canesin) e Juninho (Gabrielzinho); Everton Brito e Rafael Silva. Técnico – Júnior Rocha.
Árbitro – João Vitor Gobbi.
Local – Allianz Parque, às 21h45.