A Internacional participa pelo terceiro ano seguido da Série D do Campeonato Brasileiro. Pela primeira vez conseguiu avançar para a fase de mata-mata. Recebeu o Caxias, sábado no Limeirão, e perdeu por 1 a 0.
Agora decide a classificação no domingo, às 15h, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul. Terá que vencer por dois gols de diferença para se classificar, ou por um para levar a decisão da vaga para os pênaltis.
O problema é que a Inter não tem um bom aproveitamento como visitante. São apenas 46%. Ao longo de três edições, são 21 jogos fora de casa, com apenas seis vitórias, onze empates e quatro derrotas. Marcou 21 gols e sofreu 19.
Na atual Série D, a Inter venceu apenas dois jogos: 2 x 1 Ferroviária (João Felipe e Kadu) e 1 x 0 XV de Piracicaba (Mateusinho). Por três vezes o Leão empatou: 1 x 1 Patrocinense (João Felipe), 2 x 2 CRAC (Bruno Menezes e João Felipe) e 0 x 0 Cascavel. As únicas duas derrotas foram para Operário/MS e Maringá, ambas por 1 a 0.
O desempenho só da edição de 2023 cai para 42,8%, pois dos 21 pontos em disputa, o Leão só conquistou 9.
Já o Caxias é um mandante competente nesta Série D. Dos sete jogos que disputou, venceu seis: 2 x 0 Concórdia (Eron e Augusto), 2 x 1 Brasil de Pelotas (Dirceu e Eron), 1 x 0 Camboriú (Eron), 2 x 0 Novo Hamburgo (Eron (2)), 3 x 1 Aimoré (Eron (2) e Ricardo Lima) e 2 x 1 Sãojoseense (Eron e Peu). A única derrota foi para o líder Hercílio Luz por 1 a 0.