Ansiedade, tensão, rivalidade, emoção e adrenalina pura. Todos esses ingredientes fazem parte deste primeiro confronto das quartas de final do Campeonato Brasileiro da Série D. A Internacional recebe o Maringá, às 16h, no Limeirão. Agora vale acesso.
O jogo de volta será no domingo seguinte, às 18h30, no Willie Davids, no Paraná. Ninguém leva a vantagem de dois resultados iguais. O acesso poderá ser decidido nas penalidades máximas.
O Maringá tem a melhor campanha entre os oito classificados. Somou 44 pontos, 14 a mais do que a Inter. Será o confronto do melhor ataque (Maringá com 36 gols) contra a melhor defesa (Internacional sofreu apenas oito gols).
Nunca o Leão esteve tão próximo de retornar a Série C, competição da qual teve a oportunidade de disputar quatro vezes, nos anos de 1995, 1997, 2002 e por último em 2003, quando curiosamente foi eliminada no mata-mata por uma equipe paranaense, o União Bandeirante. Naquela ocasião, o alvinegro limeirense perdeu o jogo de ida no Paraná por 2 a 0 e venceu a volta por 1 a 0, gol de Maranhão, porém insuficiente para avançar.
Falando em mata-matas, esse será o 21º que a Inter terá, isso contando desde 1986, ano mágico na história. São 10 sucessos e 10 insucessos. Bom é que nos últimos dois o Leão passou. Contra o Avenida foram dois empates: 0 x 0, no Sul e 1 x 1, no Limeirão, com vitória nos pênaltis. E diante do Nova Iguaçu, o Leão empatou sem gols no Major Levy e venceu no Rio de Janeiro por 1 a 0, gol de Rhuan.
A expectativa é para 10 mil torcedores. Até agora a Inter disputou 14 jogos no Limeirão em 2024. O maior público foi no empate por 1 a 1 com o Avenida/RS, no primeiro mata-mata. Foram 3.961 pagantes. Contra o Nova Iguaçu, pelas oitavas de final, a chuva e o frio atrapalharam e foram 3.196 pagantes.
O terceiro público que ultrapassou os três mil pagantes foi contra o Ituano pela penúltima rodada da primeira fase do Paulistão. Os 3.185 pagantes assistiram a vitória por 2 a 0, que levou o Leão para as quartas de final do Paulistão diante do Red Bull Bragantino.
No primeiro semestre, o Maringá disputou o Campeonato Paranaense da 1ª Divisão e foi o vice-campeão, eliminando o Coritiba nas semifinais e perdendo os dois jogos da final para o Athletico.
Também participou da Copa do Brasil, tendo eliminado o América/MG na primeira fase por 2 a 0 e perdido para o Amazonas por 1 a 0, na segunda fase, ambos em casa.
Na Série D deste ano, o Maringá tem 100% de aproveitamento em casa. Foram nove jogos, com nove vitórias e apenas dois gols sofridos. Inclusive uma dessas vitórias acabou com a invencibilidade da Inter e do goleiro André Luiz (614 minutos).
Fora de casa, o Maringá foi derrotado duas vezes nesta Série D: 2 x 1 para o Água Santa, no Canindé, gol de Neilton nos acréscimos e 3 x 2 para o Costa Rica, no Mato Grosso do Sul. Detalhe: tava 2 a 0 para o time paranaense até os minutos finais.
Foram cinco vitórias como visitante: Patrocinense (2 x 1), Pouso Alegre (1 x 0), Santo André (1 x 0), Novo Hamburgo (4 x 2) e Portuguesa/RJ (3 x 1). E outros dois empates: São José (1 x 1) e Inter de Limeira (2 x 2).
No total, o Maringá disputou 37 jogos este ano, com 23 vitórias, 8 empates e 6 derrotas. Marcou 62 gols (média de 1,67) e sofreu 31 (média de 0,83). Fora de casa foram 17 jogos, com 7 vitórias, 6 empates e 4 derrotas. Marcou 24 gols (média de 1,4) e sofreu 22 (média de 1,29).
A Internacional só tem uma derrota em casa nesta Série D: 2 x 1 São José. Venceu Pouso Alegre (1 x 0), Água Santa (1 x 0), Santo André (3 x 0), Patrocinense (3 x 0) e Costa Rica/MS (1 x 0), além dos empates contra Maringá (2 x 2), Avenida/RS (1 x 1) e Nova Iguaçu/RJ (0 x 0).
O técnico Felipe Conceição vai repetir a escalação dos últimos quatro jogos, no 3-5-2 e com Léo Lopes no ataque.
Árbitro
O gaúcho Rafael Rodrigo Klein foi designado pela CBF para conduzir o jogo. Tem 34 anos e é professor. Hoje é considerado um dos melhores árbitros do Brasileirão.
Na atual Série A conduziu: Vasco 2 x 0 Corinthians, Fortaleza 3 x 1 Vitória e São Paulo 1 x 0 Flamengo. Também apitou Atlético/GO 1 x 1 Vasco pela Copa do Brasil.
No VAR estará Wagner Reway, considerado o número 1 do país. As reclamações do presidente Danilo Maluf sobre a arbitragem ruim do jogo contra o Nova Iguaçu, no Limeirão, pelas oitavas de final, junto a Federação Paulista de Futebol chegaram até a CBF.
Nos outros jogos desta fase: Itabaiana/SE x Trêze/PB, amanhã, às 16h – Paulo César Zanovelli da Silva (MG); Anápolis/GO x Iguatu/CE, amanhã, às 16h, – Rodrigo Jose Pereira de Lima (PE) e Retrô x Brasiliense, amanhã, às 17h – Bráulio da Silva Machado (SC).
Internacional x Maringá
Internacional – André Luiz; Diego Jussani, Alysson Dutra e Eduardo Porto; Williams Bahia, Marlon, Cesinha, Rhuan e Leocovick; Léo Lopes e Albano. Técnico – Felipe Conceição.
Maringá – Dheimison; Ronald, Tito e Max Miller; Rodrigo, Lucas Black, Léo Ceará, Negueba e Robertinho; Julio Rodrigues e Maranhão. Técnico – Jorge Castillo.
Árbitro – Rafael Rodrigo Klein (RS)
Auxiliares – Jorge Eduardo Bernardi e Tiago Augusto Kappes Diel (ambos do RS)
VAR – Wagner Reway (ES)
Local – Limeirão, às 16h.