Ícone do site Rápido no Ar

Inscrições para curso de Rastreabilidade Vegetal vão até o dia 20 deste mês em Araras

Reprodução/Prefeitura de Araras

Estão abertas, até o dia 20 de novembro, as inscrições para o curso de Rastreabilidade Vegetal promovido pelo Sindicato Rural de Araras (SP), com o apoio da Prefeitura de Araras e da Cooperativa dos Agricultores Familiares Rurais do Assentamento de Araras e Região (COOPAF).

Os interessados em participar devem enviar cópia do RG e CPF para o e-mail sindicatoruraldeararas@gmail.com. O curso é gratuito e acontece no dia 22 de novembro (sexta-feira), das 14h às 18h, no Centro Comunitário Assentamento Araras 3, que fica na Estrada Rural dos Jacarandás, Horto, Estrada Loreto (endereço digital 589JMMCH+M5).

Outras informações podem ser obtidas pelo número (19) 99168-5111.

O que é rastreabilidade vegetal?

A rastreabilidade é um conjunto de processos que permite acompanhar a movimentação de um produto ao longo da cadeia produtiva, desde o plantio até o consumidor.

Em 2018, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); em conjunto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), publicou a Instrução Normativa Conjunta nº 02 (INC 02/2018), que define os procedimentos para a aplicação da rastreabilidade ao longo da cadeia produtiva de produtos vegetais frescos destinados à alimentação humana – como frutas e hortaliças -, para fins de monitoramento e controle de resíduos de agrotóxicos, em todo o território nacional.

Para isso, a INC 02/2018 define que os produtos devem ser identificados com etiquetas que contenham QR code, código de barras, caracteres alfanuméricos ou outro sistema que permita a consulta digital de dados.

 

teste
Sair da versão mobile