O Independente será comandado por um português no Campeonato Paulista da Segunda Divisão. O técnico Thiago Miguel, de 46 anos, foi contratado e vai se apresentar no Estádio Comendador Agostinho Prada em fevereiro para dar início aos trabalhos.
Será a primeira vez que o profissional, que é nascido em Lisboa, trabalhará no Estado de São Paulo. Seu último clube foi o Varginha, de Minas Gerais. Foram quatro passagens por esse clube, com destaque para 2021, com o acesso para o Módulo 2. No ano seguinte, foi quarto colocado no Campeonato Mineiro.
Também passou por Valeriodoce, Paracatu e Atlético de Três Corações.
Segundo o presidente Mário César Rodrigues, foi uma indicação de Saulo Roncatto e de André Guilherme, que pode ser o auxiliar do mister. Não tem ligação com a SAF, pelo menos por enquanto.
O Galo já tem sete jogadores contratados e os nomes serão divulgados em breve.
Será apenas a segunda vez que um treinador fora do país dirige o Galo. Até então o único era o norte-americano Michael Robin, que comandou o alvinegro em apenas um jogo, em 2008. Foi no empate com o São Bernardo por 1 a 1, pelo Campeonato Paulista da Série A-3.
Depois, Robin retornou a Internacional a pedido do saudoso Richard Drago para substituir Carlos Alberto Seixas, demitido após três derrotas em três jogos.
No ano passado, o Independente chegou até as semifinais, sob o comando do técnico Lúcio Borges. O alvinegro caiu diante do Tanabi, que foi o campeão da competição.

