Ícone do site Rápido no Ar

Independente estreia hoje na Segundona contra o União São João

Edmar Ferreira

Está tudo pronto para a estreia do Independente no Campeonato Paulista da Segunda Divisão. O Galo recebe o União São João de Araras, às 10h30, no Estádio Comendador Agostinho Prada. Ouça o jogo pelo Rápido no Ar.

A boa notícia é que o Independente não teve problemas de documentação, ou seja, todos os 22 reforços foram inscritos. Algumas fichas foram guardadas para o decorrer da competição. Por outro lado a notícia que não é boa é o estado ruim do gramado, bastante castigado.

O Independente disputou apenas dois jogos-treinos, ambos no Pradão. Venceu o Paulista de Jundiaí por 1 a 0, gol do centroavante Edinho e perdeu para o SKA Brasil, do pentacampeão Edmilson por 2 a 1.

O Independente deste ano está mais estruturado, organizado e com um treinador que está há 15 anos trabalhando na divisão, o limeirense PC Baiano. Além disso, tem a retaguarda do ex-centroavante Carlos Alberto Seixas, com passagens por Palmeiras, Cruzeiro, Mogi Mirim e futebol mexicano.

Os destaques do Independente nesta temporada são o goleiro Maicon, titular do Sertãozinho na Série A-3; o lateral-direito André, que era titular do Joinville; o zagueiro Luiz Fernando, que atuou por quatro temporadas no Grêmio de Porto Alegre; o nigeriano Samuel Arboleda, ex-Londrona; o volante Guilherme Prates, que veio da Portuguesa Santista; o habilidoso meia Luan, que estava no futebol mineiro e os atacantes Daniel Lotti, ex-Taquaritinga, Edinho, goleador do Vocem e Flay, ex-futebol goiano.

O empresário Lê Lucato tem ajudado o Independente e quatro jogadores de sua empresa, a RJ, reforçam o alvinegro, são eles o lateral Ryan, os meias-atacantes Luan e Wesley e o atacante Sampaio.

O Independente está pronto é definido: Maicon; André, Luiz Fernando, Samuel e Ryan; Guilherme Prates, Anjinho, Luan e Wesley; Daniel Lotti e Edinho.

Regulamento

O Independente caiu no Grupo 3, regionalizado, ao lado de XV de Jaú, Grêmio São-Carlense, Mogi Mirim, São Carlos e União São João.

A primeira fase será quase a mesma do ano passado. Os 36 times foram divididos em seis grupos de seis. Eles jogam entre si dentro da chave em turno e returno.

A única diferença em relação a 2022 e na quantidade de classificados. Ao invés de dois melhores de cada grupo e os quatro melhores terceiros colocados, agora vão se classificar os quatro melhores de cada chave.

A segunda fase terá os 24 clubes divididos em seis grupos de quatro times, jogando dentro da chave em turno e returno. Passam para a terceira fase os dois primeiros de cada grupo, mais os quatro melhores terceiros colocados.
Quem não passar para a terceira fase, automaticamente estará rebaixado a 5ª Divisão em 2024. A terceira fase terá 16 equipes, divididas em quatro grupos de quatro clubes. Elas jogarão dentro da chave, em turno e returno, passando os dois melhores para os playoffs.

A fase eliminatória terá quartas de final, semifinal e final, em jogos de ida e volta. Conquistam o acesso para a Série A3, apenas os finalistas. Os jogos do torneio serão apenas aos finais de semana.

Grupos

Grupo 1 – Santacruzense, Penapolense, Fernandópolis, Tanabi, Tupã e Vocem de Assis.

Grupo 2 – América de Rio Preto, Francana, Inter de Bebedouro, Batatais, Taquaritinga e Catanduva.

Grupo 3 – XV de Jaú, Grêmio São-Carlense, Independente, Mogi Mirim, São Carlos e União São João.

Grupo 4 – Amparo, Colorado, Ska Brasil, Paulista de Jundiaí, Rio Branco e União Barbarense.

Grupo 5 – Manthiqueira, Flamengo de Guarulhos, AD Guarulhos, Atlético Mogi, Joseense e União Mogi.

Grupo 6 – Barcelona Capela, Ecus Suzano, Grêmio Mauaense, Jabaquara, Mauá e Nacional.

teste
Sair da versão mobile