Ícone do site Rápido no Ar

Incêndio de grandes proporções atinge shopping no Brás e mobiliza bombeiros em São Paulo

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Na manhã desta quarta-feira (30), um incêndio de grandes proporções atingiu o Shopping 25 de Março, localizado na Rua Barão de Ladário, no Brás, região central de São Paulo. O fogo começou por volta das 6h40 e, até as 10h45, as equipes de bombeiros ainda trabalhavam no combate às chamas, que afetaram significativamente o segundo pavimento do prédio e causaram o desabamento parcial do teto.

Segundo o Corpo de Bombeiros, pelo menos 24 viaturas e 76 bombeiros foram enviados ao local para conter o incêndio. A fumaça densa e escura, visível a mais de 150 metros de altura, indicava a gravidade da situação, e a Defesa Civil também compareceu para auxiliar na evacuação do prédio vizinho. Estima-se que cerca de 200 pequenas lojas do shopping foram atingidas, mas, de acordo com a Defesa Civil, a estrutura do prédio, embora comprometida em parte, não corre risco total de colapso.

Durante a evacuação, três pessoas inalaram fumaça e precisaram de atendimento médico, sendo levadas ao Pronto-Socorro do Hospital do Tatuapé, na Zona Leste. Entre elas, uma funcionária foi encontrada desacordada na calçada, mas estável e em observação.

A origem do incêndio ainda está sob investigação. Proprietários de lojas locais informaram que o shopping ficou sem energia na tarde do dia anterior, mas as autoridades ainda não confirmaram a relação entre a falha elétrica e o incidente. A Enel, fornecedora de energia elétrica, desligou a rede elétrica da área para garantir a segurança e afirmou que não havia recebido chamadas sobre a falta de luz no local durante a madrugada.

O capitão Maycon Cristo, do Corpo de Bombeiros, destacou que o tipo de comércio popular abrigado pelo shopping possui grande quantidade de material inflamável, o que dificultou o combate. “É um comércio com muita carga de incêndio, muito material combustível. Nossa prioridade agora é evitar que o fogo se propague para as edificações vizinhas,” explicou o capitão, acrescentando que, embora ainda não haja sinais de colapso estrutural iminente, a possibilidade existe devido à magnitude do incêndio.

teste
Sair da versão mobile