Um incêndio atingiu na tarde desta sexta-feira (30) o terceiro subsolo compartilhado dos prédios do Instituto do Coração (Incor), do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) e da Secretaria Estadual da Saúde, no complexo do Hospital das Clínicas, na Zona Oeste da capital paulista. Por causa da fumaça, pacientes precisaram ser retirados dos quartos como medida preventiva.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio teve início após um gerador apresentar falha e entrar em combustão. Oito viaturas foram enviadas ao local para o combate às chamas. Imagens registradas por funcionários e pacientes mostram intensa fumaça no interior dos prédios e a atuação das equipes de emergência.
Pacientes transferidos por precaução
Segundo informações apuradas pela TV Globo, alguns pacientes do Incor foram retirados dos quartos devido à fumaça e levados para uma área externa do complexo hospitalar, com melhor circulação de ar. Funcionários também foram orientados a deixar temporariamente as áreas atingidas.
A Secretaria Estadual da Saúde informou que todos os pacientes do Incor e do Icesp estão em segurança e que o atendimento médico não foi prejudicado. Conforme a diretora da Faculdade de Medicina da USP, Eloisa Bonfá, parte dos pacientes foi transferida para o Instituto Central do Hospital das Clínicas, localizado no lado oposto ao ponto do incêndio. O número de pessoas transferidas ainda não foi divulgado.
Energia garantida e atuação da Defesa Civil
A Defesa Civil foi acionada e levou geradores ao local para assegurar o fornecimento de energia elétrica nos prédios afetados. As causas do incidente serão apuradas após o controle total da situação.
Histórico de ocorrências
Esta não é a primeira vez que o Incor registra um episódio semelhante. Em 2023, um incêndio atingiu a caldeira de refrigeração do instituto, levando à realocação de pacientes de quartos próximos devido ao forte cheiro de fumaça.

