Ícone do site Rápido no Ar

Imagens mostram último salto de aluno de paraquedismo que morreu ao cair sobre telhado em Boituva

Foto: Divulgação/ Polícia Civil

O último salto do aluno de paraquedismo Andrius Jamaico Pantaleao, de 38 anos, que morreu após cair sobre o telhado de uma casa em Boituva (SP), nesta terça-feira (19), foi registrado por um vídeo.

As imagens foram registradas por uma câmera aclopada a um instrutor de saltos e divulgadas pela Polícia Civil em uma representação judicial, que pede a proibição imediata de lançamentos e voos nos centros urbanos de Boituva.

ADVERTISEMENT

No vídeo é possível ver o homem em queda livre. De acordo com a polícia, Andrius atingiu o telhado de uma casa no Jardim Hermínia e colidiu contra o solo em alta velocidade.

Foto: Divulgação/ Polícia Civil

A Associação dos Paraquedistas de Boituva alegou que normalmente os saltos não são realizados nos centros urbanos.

A Polícia Civil afirma que a proibição imediata de lançamentos e voos nas regiões urbanas é imprescindível para evitar novas mortes e atenuar a probabilidade de elas ocorrerem na cidade. A medida prevê ainda multa e até a suspensão das atividades do Centro Nacional de Paraquedismo.

A causa do acidente que provocou a morte de Andrius é investigada pela Polícia Civil. De acordo com os policiais, não houve a abertura total do equipamento da vítima e, antes de cair, o paraquedista girou várias vezes no ar.

O presidente da Associação de Paraquedistas, acredita que o acidente aconteceu porque o aluno não utilizou a “regra dos cinco segundos”, que diz que o atleta deve abrir o paraquedas imediatamente se não ficar estável no ar dentro do período estipulado.

Andrius foi enterrado na quarta-feira (20), em Diadema (SP), onde morava.

Sair da versão mobile