Ícone do site Rápido no Ar

Hospital Mário Gatti faz cirurgia colorretal com imagem em 3D e transmissão ao vivo

Foto: Divulgação / Hospital Mário Gatti

O Hospital Municipal Mário Gatti realizou pela primeira vez, recentemente, uma cirurgia de tumor colorretal com uso de equipamento de videolaparoscopia com imagens 3D e transmissão ao vivo pela internet. O procedimento é parte de um programa de treinamento de cirurgiões do Brasil e da América Latina desenvolvido pelo Instituto Lubeck de Ensino e Pesquisa, que visa difundir a técnica de cirurgias colorretais minimamente invasivas.

No programa de treinamento, as cirurgias são realizadas em diversos hospitais do Brasil e o Mário Gatti foi convidado a fazer parte da plataforma de treinamento em cirurgia para câncer de intestino e de reto. O treinamento é comandado pelos médicos Gustavo Sevá Pereira, do Mário Gatti, e por Mauro Pinho e Miguel Pedroso, fundadores do Instituto Lubeck.

Além de um aprendizado importante para a equipe de médicos residentes e alunos de medicina, o procedimento traz benefícios aos pacientes, afirma o proctologista Joaquim José Oliveira Filho, do Serviço de Coloproctologia do Mário Gatti.

“Com a laparoscopia 3D, a equipe médica tem uma visão com profundidade do procedimento e, ao contrário de uma cirurgia convencional – aberta – de grande porte, onde o paciente fica internado em média por dez dias, é feita uma pequena incisão, com menos riscos e uso de materiais descartáveis, e ele tem alta em três dias”, disse.

A primeira cirurgia ao vivo no centro cirúrgico, com transmissão pela internet, foi feita na última sexta-feira, dia 13 de agosto, e utilizou uma plataforma que é o que existe de mais moderno em cirurgia laparoscópica hoje. “Foi realizada em 3D, com material de avançada tecnologia”, informou Oliveira Filho. Está em estudo a implantação da técnica na rotina do hospital para beneficiar pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

teste
Sair da versão mobile