Ícone do site Rápido no Ar

Hospital da Criança’ reduz carga de prontos atendimentos e atende 437 pacientes em uma semana em Limeira

Foto: Wagner Morente

A abertura do novo Centro de Saúde da Criança, conhecido como ‘Hospital da Criança’, em Limeira (SP), já apresenta resultados positivos para a rede municipal de saúde. Na primeira semana de funcionamento, a unidade realizou 437 atendimentos pediátricos e contribuiu para reduzir a sobrecarga em outros prontos atendimentos, como o do Hospital Humanitária e a UPA Abílio Pedro, que registraram queda no número de casos em comparação com a semana anterior.

Mesmo com o aumento geral de 25% na procura por atendimento infantil em toda a rede — de 1.539 para 1.925 casos —, o pronto atendimento do Hospital Humanitária teve redução de 19%, e a UPA Abílio Pedro, de 5%. O resultado indica que a nova estrutura vem distribuindo melhor a demanda e garantindo atendimento mais ágil e especializado às crianças.

O prefeito Murilo Félix comemorou os números e destacou o compromisso da administração em aprimorar continuamente o atendimento à população. “O Centro Infantil nasceu justamente para garantir um atendimento pediátrico mais humanizado e diminuir a pressão sobre os demais prontos atendimentos. Esses primeiros números comprovam que estamos no caminho certo”, afirmou.

Estrutura moderna
O Centro de Saúde da Criança funciona na Rua Sete de Setembro, 932, no Centro, e é mantido pela Prefeitura de Limeira, com administração do Hospital Humanitária e supervisão da Secretaria de Saúde. A unidade oferece atendimento pediátrico gratuito todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados, durante 24 horas por dia.

A estrutura conta com dois consultórios médicos, sala de observação com quatro leitos (sendo um berço), sala de estabilização, sala de pequenos procedimentos (como suturas e curativos), além de áreas para inalação, administração de medicamentos e outros ambientes de apoio. Também estão disponíveis coleta de exames laboratoriais e raio-x digital. Todos os espaços são climatizados e possuem identidade visual voltada ao universo infantil, reforçando o acolhimento e o conforto das crianças e de suas famílias.

Crianças com TEA
Um dos diferenciais da unidade é a sala de espera adaptada para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O ambiente foi planejado para proporcionar acolhimento sensorial, com pufes, brinquedos e isolamento acústico, garantindo conforto, segurança e tranquilidade durante o atendimento.

Sair da versão mobile