Ícone do site Rápido no Ar

Hospitais de Limeira têm aumento de pacientes com sintomas gripais neste início de semana

Foto: Veloz / Rápido no Ar

O aumento de casos de pacientes com sintomas de gripe em Limeira (SP) vem causando maior demanda no atendimento e provocando filas nos hospitais nesta segunda-feira (27). Foi registrado aumento no número de atendimentos nos hospitais, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Apesar do aumento na procura pelo atendimento, a Secretaria de Saúde de Limeira informou que o município não registrou nenhum caso da variante H3N2 que vem afetando o Estado do Rio de Janeiro até o momento. E que apesar de não haver casos registrados, a pasta aguarda lotes de vacinação para futura imunização.

De acordo com informações divulgadas em nota pela Santa Casa de Limeira na tarde de hoje, 96% das pessoas que estão aguardando atendimento no Pronto-Socorro do hospital são classificadas como casos “não urgentes”. A enfermeira supervisora do Pronto Socorro SUS, Eliane Marta, afirmou que muitos desses pacientes estão vindo até o PS com sintomas gripais na expectativa de realizar exame da covid-19 ou da nova influenza H3N2. “A Santa Casa realiza os exames apenas em casos em que o paciente esteja internado na instituição”, disse a enfermeira.

O aumento nas buscas por atendimentos também foi sentido na UPA do Parque Hipólito, que funciona 24 horas. No domingo (26) foram realizados 153 atendimentos, nesta segunda-feira até às 17h, já tinham sido registrados 200 atendimentos, em sua grande maioria pacientes com sintomas gripais, e muitas outras pessoas aguardavam na fila por atendimento. A Unidade Básica de Saúde do Parque Hipólito também registrou aumento de pacientes com os sintomas virais.

Em nota, a Hapvida operado da Medical ressaltou que houve um aumento nas consultas relacionadas às síndromes gripais, tanto adulto quanto infantil e que estes atendimentos não estão relacionados à Covid-19. A empresa também disponibiliza para seus clientes a teleconsulta, que pode ser feita por vídeo, de qualquer lugar, com segurança e praticidade.

Até o momento Limeira tem cinco pessoas internadas com síndrome respiratória aguda grave.

Piracicaba
O número crescente de busca por atendimento médico não é só sentido em Limeira, De acordo com a Secretaria de Saúde do município, a UPA Piracicamirim, no dia 24 de dezembro, véspera de Natal, o número de pessoas atendidas na unidade foi de 291. Já nesse domingo (26), após as festas natalinas, o número de pessoas atendidas foi para 476, um crescimento de 63,6%, a maioria apresentava como principal agravante, sintomas gripais. Esta mesma situação acontece nas demais UPAs da cidade: Vila Cristina, Vila Sônia e Vila Rezende.

Embora os sintomas sejam bem parecidos, é possível saber a diferença entre a gripe sazonal – que em alguns casos pode estar associada à Influenza – e a Covid-19, cujos sintomas foram se alterando com o surgimento das novas cepas.

Na gripe os sintomas são febre súbita, dor de cabeça, tosse seca, dores musculares e nas articulações, mal-estar, dor de garganta e coriza. No caso da Influenza, os sintomas são mais intensos a partir das primeiras 48 horas e podem incluir falta de ar.

Na Covid-19 os sintomas são febre, tosse insistente, coriza, espirros, dor de cabeça e dor de garganta; neste caso, os sintomas da doença ficam mais intensos a partir do 5º ou 6º dia de infecção.

A orientação é para que todos continuem com o distanciamento entre pessoas de, pelo menos, um metro, cubram a boca e nariz quando tossir ou espirrar e lave as mãos imediatamente após contato com secreções respiratórias, além de usar máscara e higienizar as mãos com álcool em gel, medidas estas importantes para a prevenção tanto contra o vírus Influenza quanto contra a Covid-19.

teste
Sair da versão mobile