Ícone do site Rápido no Ar

Hortolândia confirma primeiro caso de febre maculosa no ano

Uma mulher de 31 anos foi a primeira paciente em Hortolândia (SP) a ser confirmada com a Febre Maculosa, doença transmitida pelo carrapato estrela. Segundo a prefeitura do munícipio, ela teria sido infectada em outra cidade.

A Secretaria da Saúde, afirmou que a mulher já foi tratada e está curada. Ainda de acordo com a administração, a Zoonoses foi acionada e refez os trajetos da mulher, constatando que ela não passou por área de risco da doença, assim ficou confirmado que ela foi picada em outra cidade.

A vítima relatou que não viu o carrapato em seu corpo, quando chegou ao hospital, apresentava os sintomas da doença. Por conta disso, é primordial para quem apresentar os sintomas da Febre Maculosa, procurar imediatamente um hospital e relatar se passou ou não por áreas de risco.

PUBLICIDADE

A Febre Maculosa é uma doença, que se não tratada, pode ser fatal. O carrapato estrela é hospedeiro e transmite cerca de 4 horas depois de picar a vítima. Lugares em beiras de lagos, córregos ou rios, que possuem a circulação de capivaras (hospedeira do carrapato estrela) devem ser evitados.

Sintomas:

Febre alta de início súbito e calafrios
Dor de cabeça
Conjuntivite
Náuseas e vômitos
Diarreia e dor abdominal
Dor muscular e/ou nas articulações
Insônia e dificuldade para descansar, prostração.
Inchaço e/ou vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés

Sair da versão mobile