Um homem de 43 anos foi preso, nesta quarta-feira (17), após participar de um assalto à residência enquanto estava disfarçado de policial. O crime aconteceu em novembro de 2023 em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. Após investigações, os policiais identificaram o suspeito e cumpriram nesta data, durante a Operação Dezessete, mandados de busca e apreensão e de prisão temporária expedidos pela Justiça. Ele foi localizado em um apartamento no bairro São Rafael, na zona leste da capital.
No dia do assalto, o suspeito estava em um automóvel escuro com uma sirene de viatura policial quando solicitou para que o motorista parasse. Após atender à solicitação, o suspeito e mais três comparsas saíram do carro armados, com pistolas, calibre doze e um fuzil, e passaram a ameaçar o casal que estava no veículo. O grupo utilizava coletes e distintivos semelhantes aos da Polícia Civil.
As vítimas foram levadas para a casa de um parente do motorista onde mais pessoas ficaram reféns. Os integrantes do grupo ameaçaram o condutor dizendo que sabiam que em sua residência havia um cofre, mas acabaram não indo ao local. Na ação, foram roubadas das vítimas duas pulseiras, duas correntes, um anel e uma aliança de ouro.
Um segundo suspeito foi identificado, mas segue foragido. Ao cumprir os mandados em sua residência, no bairro Jardim Valquíria, na zona sul, foram encontrados e apreendidos pertences utilizados em crimes como fuzil, coletes e pares de luvas.
O homem localizado foi preso e encaminhado ao 3º DP (Mogi das Cruzes), onde o caso foi registrado como cumprimento de mandado de busca e apreensão, de prisão temporária e localização/apreensão de objeto. Agora a polícia trabalha para localizar os demais envolvidos na organização criminosa.