Um homem de 43 anos foi preso na tarde deste domingo (12), em Piracicaba (SP), por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, após apresentar comportamento agressivo e sofrer um surto psicótico dentro de sua residência, no bairro Campestre.
A ocorrência foi atendida por equipes da Polícia Militar por volta das 12h, na Rua Clementina Barella Copoli. Segundo a PM, o suspeito estava armado e trancado dentro da casa com a esposa e a filha adolescente, de 13 anos. As autoridades foram acionadas via COPOM após relatos de que o homem estaria em surto e ameaçando familiares.
Com apoio do Comando de Força Patrulha e de viaturas da 1ª Companhia da Polícia Militar, os policiais conseguiram retirar com segurança a esposa do suspeito e a filha, adotando medidas de contenção e negociação com o indivíduo.
Após diálogo, o homem foi contido e algemado sem a necessidade de uso de força física. Com autorização da esposa, os policiais entraram no imóvel e realizaram uma busca domiciliar. Durante as buscas, foi encontrada uma pistola Taurus calibre .40 com numeração suprimida e cinco munições intactas, escondida em um lençol dentro de um quarto nos fundos da casa.
De acordo com o funcionário de uma clínica, que acompanhava a família no momento do surto, havia a intenção de internar o homem voluntariamente em uma clínica de reabilitação, o que não ocorreu devido à agressividade do suspeito. Ele relatou ainda que foi ameaçado pelo agressor com a arma localizada.
Em depoimento, a mãe e a filha confirmaram o comportamento agressivo do homem durante a manhã, o que motivou o pedido de ajuda à clínica. O marido negou ter ameaçado alguém, mas afirmou que a arma seria uma herança informal de seu pai, já falecido.
Diante dos fatos, o homem recebeu voz de prisão em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito. Ele foi conduzido ao Plantão Policial de Piracicaba, onde a ocorrência foi registrada e apresentada ao delegado da Polícia Civil. A arma e as munições foram apreendidas, e o suspeito permanece à disposição da Justiça.

