Ícone do site Rápido no Ar

Homem é preso em Aguaí após matar mulher, atirar em PM do BAEP e na equipe do SAMU

Foto: 10º BAEP

Um homem de 49 anos, tomado por um descontrole, matou a mulher, tentou matar a filha, atirou contra um militar do 10º BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), acertando numa das mãos dele, disparou contra a equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), recusou-se a sair do imóvel mesmo com o gás que foi lançado dentro e só se rendeu pouco mais de duas horas após a chegada do GATE (Grupo de Ações e Táticas Especiais).

A ocorrência, que começou por volta das 23h30 desta quarta-feira (4) e terminou na madrugada desta quinta-feira (5), foi registrada na cidade de Aguaí, a cerca de 100 Km de Limeira (SP). A equipe do 10º BAEP recebeu um chamado, do comandante do CPI-9, para prestar o devido apoio na residência, à Rua Ercília Cruz Ramos, uma vez que o assassino estava armado e escondido dentro da residência.

De acordo com policiais do BAEP, o autor armou uma barricada dentro da casa, onde ficou escondido. O 4° Pelotão se deslocou para o local dos fatos, onde tomou conhecimento que havia uma pessoa morta no local e que, possivelmente, o agressor tentou matar sua própria filha, que não foi encontrada ali.

Com a chegada da equipe do SAMU, com médico, enfermeira e motorista, a equipe foi alvo de disparos, não sendo possível prestar apoio para a mulher, que estava dentro da casa.

Com isso, foram montadas 03 células de equipes táticas, que entraram pelo abrigo, bem como pelo quintal da residência, sendo possível começar o contato verbal, que foi retribuído pelo autor.

Com o local isolado, tiveram início as tentativas de negociação, sendo assim possível que uma equipe se aproximasse da vítima, que estava deitada no chão da sala, e pudesse retirá-la para o possível socorro. Porém, o óbito foi confirmado.

A equipe da PM permaneceu no local tentando manter as negociações para que o criminoso largasse a arma e se entregasse, porém, foi recebida por disparos, sendo que um tiros acertou o punho esquerdo do integrante do BAEP.

O policial foi levado à Santa Casa de São João da Boa Vista, à quase 25 Km de Aguaí, onde recebeu atendimento.

A negociação continuava

Diante do ataque ao policial, a equipe fez a retração se posicionado ao lado externo, em pontos estratégicos, de onde podia visualizar o cômodo no qual o infrator estava.

Assim foram realizadas novas tentativas para que o infrator se rendesse e largasse a arma, mas, ele colocava somente a arma na porta do quarto onde estava e efetuava disparos contra as equipes da Polícia Militar, que ficaram abrigadas na janela da cozinha e usando escudos.

Os policiais revidaram em direção ao criminoso, instante em que três tiros dados por ele atingiram o escudo balístico. Os policiais acabaram soltando gás no ambiente, enquanto a equipe que estava na janela da cozinha se posicionava atrás da janela do quarto onde o autor estava.

Mesmo com o gás lacrimogêneo, ele não obedecia à ordem de retirada daquele ambiente e continuava efetuando disparos, que foram revidados também.

Após intensa troca de tiros, a equipe do GATE chegou e assumiu a negociação que perdurou por aproximadamente mais 2 horas, até a rendição do indivíduo. Após a retirada dele do imóvel, feita a vistoria no interior, os policiais localizaram uma pistola calibre 380, de marca Glock, de modelo G25, com a numeração suprimida, contendo um carregador municiado com 02 munições intactas.

Pelo chão foram encontrados, aproximadamente, mais 17 cartuchos deflagrados do mesmo calibre, bem como os cartuchos deflagrados das armas dos policiais que efetuaram os disparos, totalizando aproximadamente 41 cartuchos deflagrados do calibre .556 e outros 08 cartuchos deflagrados de calibre .40.

Na casa também havia outras 06 munições intactas de calibre .380 e 26 munições de calibre .38 também intactas. Foram apreendidos, ainda, 02 aparelhos celulares e localizados R$ 694,00 que não foram apreendidos pela autoridade de plantão.

O autor foi submetido a exames cautelares, estava sem lesão, e foi levado ao Plantão Policial de São João da Boa vista, onde permaneceu à disposição da Justiça.

Aos familiares e amigos da vítima nossas sinceras condolências.

 

Sair da versão mobile